Edição do dia

Quarta-feira, 17 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
27.5 ° C
29.8 °
26.9 °
94 %
3.1kmh
40 %
Qua
28 °
Qui
28 °
Sex
28 °
Sáb
28 °
Dom
25 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeHomem hospitalizado devido a intoxicação por monóxido de carbono

      Homem hospitalizado devido a intoxicação por monóxido de carbono

      Um homem de 72 anos foi hospitalizado depois de ter desmaiado na sequência de uma intoxicação por monóxido de carbono depois de tomar duche. Segundo explicam os Serviços de Saúde, na segunda-feira, cerca de 15 minutos depois do banho, o homem começou a sentir tonturas e caiu no chão, tendo sido levado de ambulância aos Serviços de Urgência do Centro Hospitalar Conde de São Januário (CHCSJ).

      Após a análise das concentrações de hemoglobina de monóxido de carbono (COHb) no sangue, foi-lhe diagnosticada intoxicação por monóxido de carbono e, posteriormente o doente foi submetido à oxigenoterapia hiperbárica, encontrando-se actualmente em estado estável.

      De acordo com as informações disponibilizadas, na casa-de-banho da fracção em causa estava instalado um esquentador a gás sem tubo de exaustão instalado. A casa-de-banho não tem janelas, mas tem extractor. Assim, suspeita-se que o incidente tenha sido causado pela acumulação de gás residual nocivo num ambiente com má ventilação.

      Os Serviços de Saúde explicam que o monóxido de carbono é um gás carbonoso e produto da combustão incompleta. Após a inalação do monóxido de carbono, o mesmo combina-se com a hemoglobina no corpo humano e causa a perda da sua capacidade de transportar oxigénio, o que resulta na intoxicação por monóxido de carbono. Os sintomas leves são tontura, náusea, vómito e, os sintomas graves são coma e, em casos extremos, até morte. Por esta razão, todos os fogões de combustível devem ser utilizados em condição de boa ventilação, caso contrário, pode facilmente provocar intoxicação por monóxido de carbono.

      As autoridades salientam que o tubo de exaustão do esquentador deve ser instalado até ao exterior da casa, o esquentador deve estar correctamente instalado e sugerem a instalação de um alarme detector de monóxido de carbono nos locais onde se verifique risco de ocorrência de intoxicação.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau