Edição do dia

Quarta-feira, 17 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
27.9 ° C
28.9 °
27.9 °
83 %
4.6kmh
40 %
Qua
28 °
Qui
29 °
Sex
28 °
Sáb
28 °
Dom
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeArquitectos vão dizer adeus e obrigado à sede na Avenida do Coronel...

      Arquitectos vão dizer adeus e obrigado à sede na Avenida do Coronel Mesquita

      A Associação dos Arquitectos de Macau (AAM) vai organizar, este sábado, um evento que vai celebrar o edifício da sede na Avenida do Coronel Mesquita. A associação, recorde-se, vai relocalizar a sua sede devido aos planos de revitalização da zona. Christine Choi, presidente da AAM, disse ao PONTO FINAL que o evento de sábado é “um adeus e um obrigado” ao espaço.

       

      A Associação dos Arquitectos de Macau (AAM) vai ter de abandonar a sua sede, na Avenida do Coronel Mesquita, nos próximos dias e por isso é organizado este sábado um evento que pretende ser “um adeus e um obrigado” a este espaço, indicou ao PONTO FINAL Christine Choi, presidente da associação. “Vamos organizar um momento final, com membros e colegas, para que eles apreciem e aproveitem a casa num último encontro”, completou a arquitecta.

      No sábado de manhã, será inaugurada uma exposição com fotografias do edifício que serviu de sede à AAM da autoria do arquitecto e também fotógrafo Francisco Ricarte. Durante a tarde, o arquitecto Carlos Marreiros irá dar uma palestra sobre o legado da arquitectura de Raul Chorão Ramalho em Macau e, além disso, Simon Chan irá falar sobre o papel da tecnologia na arquitectura, nomeadamente nas fachadas.

      A AAM terá de sair do espaço até meados deste mês. Christine Choi ainda não quis revelar onde será a nova sede. A associação instalou-se em 1998 no n.º 2F da Avenida do Coronel Mesquita e, devido aos planos do Governo para revitalizar e desenvolver culturalmente aquela zona, irá então abandonar o espaço, já que a RAEM é proprietária do terreno e do edifício em causa.

      Em Janeiro, a AAM já tinha anunciado a mudança. Na altura, a associação aproveitou a ocasião para “agradecer ao Governo da RAEM pelo seu apoio contínuo à AAM e aos arquitectos de Macau, em particular por ter permitido que a associação utilizasse as instalações da Avenida do Coronel Mesquita 2F como sede”, o que, segundo a AAM, “permitiu que a associação expandisse as suas actividades e se tornasse um lar e num lugar espiritual para os arquitectos de Macau”.

      “O local tem testemunhado o desenvolvimento da associação ao longo dos anos e tem sido plenamente utilizado para a organização de cursos de formação contínua e seminários para arquitectos locais e da indústria, bem como para receber amigos de todo o mundo, incluindo arquitectos de renome, para intercâmbios”, dizia a nota de imprensa divulgada em Janeiro, que concluía dizendo que “a associação entende que o Governo da RAEM, em resposta às necessidades do desenvolvimento do turismo e da cultura, receba de volta as actuais instalações da associação, “de modo a complementar o planeamento do Governo para a utilização da área”.