Edição do dia

Domingo, 21 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva moderada
25.9 ° C
26.9 °
25.9 °
94 %
5.7kmh
40 %
Dom
25 °
Seg
25 °
Ter
25 °
Qua
25 °
Qui
29 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCulturaMais de 7 milhões visitaram instalações do “Iluminar Macau” ao longo de...

      Mais de 7 milhões visitaram instalações do “Iluminar Macau” ao longo de cerca de três meses

      Empolgada com a recepção do público, com 7,78 milhões a visitarem as 34 instalações luminosas da última edição do “Iluminar Macau”, a DST destacou o sucesso da iniciativa, que este ano foi mais longa, prolongando-se por quase três meses, entre 2 de Dezembro e 25 de Fevereiro.

       

      Terminou na semana passada o “Iluminar Macau 2023”, evento anual do calendário da RAEM que levou decorações de rua, instalações de luzes e projecções de vídeo mapping a diferentes zonas da cidade ao longo de cerca de três meses, naquela que foi a edição mais longa de sempre. A Direcção dos Serviços de Turismo (DST) divulgou os resultados do evento que este ano foi apelidado de “Passeio Deslumbrante”: 7,78 milhões de pessoas marcaram presença nos diferentes pontos de animação, números que a DST revelou terem sido contabilizados através dos dados móveis fornecidos pelos operadores de telecomunicações locais.

      Nos sete locais onde se realizaram as instalações e os espectáculos de vídeo mapping, foram também distribuídas perto de 40 mil lembranças, com cerca de 1.500 pessoas a recolherem carimbos em sete zonas que as habilitavam a participar no grande sorteio. Outros números contabilizados foram os 10 mil participantes no jogo online “Em Busca do Passeio Deslumbrante”, os 520 mil no miniprograma de WeChat “Iluminar Macau 2023” e as mais de 54 mil pessoas que participaram nos sorteios online.

      Organizado em conjunto com as seis empresas de turismo e lazer integrado, o “Iluminar Macau 2023” atravessou uma série de feriados importantes, lembrou a organização, entre eles o aniversário do estabelecimento da RAEM, o Solstício de Inverno, o Natal, Véspera de Ano Novo, Dia do Ano Novo, Ano Novo Lunar, Dia dos Namorados, Dia de Todos os Aniversários e o Festival das Lanternas. Classificando o evento como sendo “um sucesso”, a DST recordou ainda em comunicado os pormenores das instalações luminosas “românticas e coloridas”, dispositivos interactivos, e espectáculos de vídeo mapping que iluminaram a cidade. Estas instalações pretendiam recriar “um parque de diversões nocturno único” que,  nas palavras da organização, foi muito bem acolhido, dinamizando também o fluxo de pessoas em diferentes zonas da cidade, o que por seu turno estimulou o turismo comunitário e a economia nocturna, garantiram as autoridades.

      Para cada zona, existiam instalações luminosas e interactivas que foram integradas na disposição geral daqueles espaços residenciais, recordou a DST. Na zona do centro da cidade, Praia do Manduco, Praia Grande, ZAPE, Zona Norte, Taipa e Coloane foram instalados ao todo 36 dispositivos luminosos e 20 dispositivos interactivos. As várias equipas de design de apresentaram sete subtemas para as diversas zonas: “Blooming Splendor” na zona central, “Light Up! Porto-A-Ma” na Barra, “Dancing Butterflies and Blooming Wonders” na Praia Grande, “Travel Around the Universe” na zona de Aterros do Porto Exterior, “Joyful Journey” na zona Norte, “Fantasy Fairyland” na Taipa e “Coloane Ambassadors”, em Coloane.

      Nesta edição, houve ainda três locais onde decorreram espectáculos de vídeo mapping co-produzidos por equipas de Macau e de Wuhan e Seul, duas cidades membros da Rede de Cidades Criativas da UNESCO na área de design. Espectáculos com os títulos “Unlock the Magic: Journey into Wonderland”, “Enjoy Magic”, Season Diffusion”, “A Dose of Lighting Dopamine” e “A Beacon of Light in Macao’s winter night” e “Dazzling Winterland”, foram apresentados no Centro de Ciência de Macau, na fachada do Restaurante Cozinha Pinocchio no Largo dos Bombeiros na Taipa, e na Igreja de S. Francisco Xavier em Coloane.

      Quanto às actividades de extensão do evento, este ano abrangeram iniciativas como o “LightUp! F’Art for U”, “Iluminar o Paraíso de Gelo e Neve” e “Luminescent Night at Travessa do Armazém Velho 2023”, bem como o “Creative Camp Marketplace” e “Colourful Christmas Carnival Coloane Winter Craftsman Market”, que a DST acredita terem complementado a diversidade das actividades em diferentes zonas da cidade, oferecendo um programa mais variado e atractivo que em anos anteriores.

       

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau