Edição do dia

Domingo, 21 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
24.9 ° C
24.9 °
24.9 °
94 %
5.1kmh
20 %
Sáb
26 °
Dom
26 °
Seg
25 °
Ter
25 °
Qua
25 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioEconomiaTaxa de desemprego cai ligeiramente e atinge níveis do início de 2020

      Taxa de desemprego cai ligeiramente e atinge níveis do início de 2020

      No período entre Novembro do ano passado e Janeiro deste ano, a taxa de desemprego global de Macau desceu 0,1 pontos percentuais para os 2,2%. A taxa de desemprego apenas dos residentes também diminuiu 0,1 pontos percentuais, fixando-se nos 2,8%. Os dados foram revelados ontem pela Direcção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC).

       

      A Direcção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC) informou ontem que a taxa de desemprego da região desceu ligeiramente, chegando aos níveis do início de 2020. No período entre Novembro de 2023 e Janeiro deste ano, a taxa de desemprego geral foi de 2,2% e a taxa de desemprego exclusiva dos residentes correspondeu a 2,8%, tendo ambas descido 0,1 pontos percentuais, face ao período entre Outubro e Dezembro de 2023.

      A DSEC diz também que, entre Novembro e Janeiro, a população activa que vivia em Macau totalizou 379.100 pessoas e a taxa de actividade foi de 67,9%. A população empregada fixou-se em 370.700 pessoas e o número de residentes empregados atingiu 285.500 pessoas, menos 400 e 600, respectivamente, em comparação com o período precedente.

      Em termos de ramos de actividade económica, verificou-se que o número de empregados da construção e o de empregados do comércio a retalho desceram face ao período anterior, porém, o de trabalhadores do sector do jogo e o de empregados dos hotéis e similares cresceram.

      A população desempregada era composta por 8.400 pessoas, menos 200 face ao período transacto. Destaca-se que de entre os desempregados à procura de novo emprego, a maioria trabalhou anteriormente no ramo de actividade económica do comércio a retalho, no sector do jogo e actividade de promoção de jogos e no ramo da construção. Além destes, o número de desempregados à procura do primeiro emprego representou 9,2% do total da população desempregada, menos 3,0 pontos percentuais, face ao período precedente.

      A população subempregada fixou-se em 5.700 pessoas, mais 500, em relação ao período anterior. A DSEC salienta que a maior parte da população subempregada pertencia ao ramo de actividade económica dos transportes e armazenagem e ao ramo da construção.

      Em comparação com o período de Novembro de 2022 a Janeiro de 2023, a taxa de actividade, a taxa de desemprego e a taxa de subemprego desceram: 0,6; 1,2 e 1,7 pontos percentuais, respectivamente.

      A DSEC explica que o âmbito estatístico deste inquérito ao emprego engloba todas as unidades de alojamento da península de Macau, da Taipa e de Coloane. Excluem-se as unidades de alojamento colectivas, nomeadamente, dormitórios escolares e lares de terceira idade. O objecto estatístico abrange os indivíduos que residem naquelas unidades, não estando incluídos os residentes de Macau, nem os trabalhadores não residentes, que trabalham em Macau mas residem no exterior.

      De acordo com as estimativas preliminares dos registos de migração, o número médio de residentes de Macau e trabalhadores não residentes, que trabalhavam em Macau mas viviam no exterior, foi estimado em cerca de 100.700 no período de referência, incluindo estes indivíduos, a mão-de-obra total era de 479.900 pessoas, mais 300, face ao período anterior.