Edição do dia

Domingo, 21 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
24.9 ° C
24.9 °
24.9 °
94 %
5.1kmh
20 %
Sáb
26 °
Dom
26 °
Seg
25 °
Ter
25 °
Qua
25 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioÁsiaMaior produtor de chips do mundo inaugura primeira fábrica no Japão

      Maior produtor de chips do mundo inaugura primeira fábrica no Japão

      A maior fabricante de ‘chips’ do mundo, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), inaugurou a sua primeira fábrica no Japão, que irá reforçar a oferta global de semicondutores, disse o fundador do grupo. Morris Chang, de 92 anos, disse durante a cerimónia de inauguração em Kikuyo, sul do Japão, que a fábrica vai “melhorar a resiliência do fornecimento de ‘chips’ para o Japão e para o mundo”.

      A nova unidade “também provocará um renascimento do fabrico de semicondutores no Japão”, disse Chang, que raramente aparece em público.

      A construção da fábrica de Kikuyo, na prefeitura de Kumamoto, custou o equivalente a oito mil milhões de euros e foi subsidiada em mais de 40% pelo governo do Japão, que tem um ambicioso plano para revitalizar a sua indústria de semicondutores.

      O primeiro-ministro japonês Fumio Kishida disse durante a inauguração da fábrica que o Japão estava “agora posicionado como uma âncora importante na estratégia global da TSMC”.

      Tóquio planeia investir até quatro biliões de ienes (cerca de 25 mil milhões de euros) ao longo de três anos, para triplicar as vendas de ‘chips’ fabricados no Japão até 2030, para mais de 15 biliões de ienes (mais de 90 mil milhões de euros) por ano. A TSMC está a planear a construção de uma segunda fábrica no Japão, também em Kumamoto, disse no final de janeiro o ministro da Agricultura japonês, Tetsushi Sakamoto.

      A empresa de Taiwan e o conglomerado tecnológico japonês Sony vão formar uma parceria chamada Japan Advanced Semiconductor Manufacturing para administrar a fábrica. A TSMC deverá fazer o anúncio formal este mês, altura em que também anunciará o investimento, estimado em dois biliões de ienes (12,54 mil milhões de euros).

      A empresa de Taiwan também está a construir nos Estados Unidos duas fábricas de ‘wafer’, uma fina fatia de material semicondutor, na qual microcircuitos são impressos.

       

      Taiwan é líder mundial na produção de ‘chips’ semicondutores, um componente essencial na produção de alta tecnologia, incluindo sistemas de inteligência artificial. A TSMC começou a diversificar as suas capacidades industriais, após as tensões com a China terem aumentado o receio de um bloqueio chinês a Taiwan.

       

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau