Edição do dia

Domingo, 21 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
24.9 ° C
24.9 °
24.9 °
94 %
5.1kmh
20 %
Sáb
26 °
Dom
26 °
Seg
25 °
Ter
25 °
Qua
25 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeUPM e Universidade do Porto lançam 5ª edição da revista “Orientes do...

      UPM e Universidade do Porto lançam 5ª edição da revista “Orientes do Português”

      Com o objectivo de dinamizar o ensino do português na China e promover a comunicação e o intercâmbio no âmbito lusófono, em 2019 a Universidade Politécnica de Macau (UPM), em parceria com a Universidade do Porto, lançou a revista “Orientes do Português”. A UPM, em comunicado, divulgou que acaba de ser publicado o quinto volume da revista, que classifica como a primeira iniciativa de uma revista académica em língua portuguesa na Ásia. Esta pode ser consultada em versão digital a partir das páginas electrónicas do Centro Pedagógico e Científico da Língua Portuguesa (CPCLP) da UPM e pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

      Tendo por tema “Do saber ao ensinar: contributos teóricos para o ensino do Português Língua Estrangeira”, o volume 5 da revista apresenta contribuições de investigadores reconhecidos em diferentes geografias. O artigo de Isabel Margarida Duarte, da Universidade do Porto, aborda o tema “Do saber ao ensinar: contributos teóricos para o ensino do Português Língua Estrangeira”. Outros artigos provêm de académicos da Universidade do Minho, Instituto Politécnico de Bragança. Minfen Zhang, da Universidade de Estudos Internacionais de Xangai, contribuiu para a edição com um texto intitulado “A primeira versão chinesa da Bíblia: uma abordagem das estratégias de tradução e interpretação no contexto da acomodação cultural”.

      A instituição académica indicou ainda que está aberta a contribuições em diversas áreas relacionadas com a linguística portuguesa, a linguística de contacto (que envolve a língua portuguesa e línguas asiáticas), o ensino e a aprendizagem do português como segunda língua (L2), os estudos de tradução, estudos de literatura e cultura lusófona, assim como outras áreas. Temas relacionados com história, cultura, literatura e arte do Oriente que são influenciadas pelas culturas dos países lusófonos podem ser alguns dos temas abordados nestes textos candidatos. A revista acolhe a participação de especialistas e académicos da China e de outros países, sendo bem-vindos os artigos relacionados com os temas propostos.

       

       

       

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau