Edição do dia

Domingo, 21 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
24.9 ° C
24.9 °
24.9 °
94 %
5.1kmh
20 %
Sáb
26 °
Dom
26 °
Seg
25 °
Ter
25 °
Qua
25 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeJovens de Hong Kong descobrem Macau através de parceria entre South China...

      Jovens de Hong Kong descobrem Macau através de parceria entre South China Morning Post e DST

      “Macau Unlocked: A Journey of Discovery for Students 2023-2024” é um programa que a DST e o jornal SCMP têm vindo a desenvolver em que jovens de Hong Kong participam em viagens de estudo a Macau, escrevendo depois artigos que são publicados.

       

      A Direcção dos Serviços de Turismo (DST) e o jornal South China Morning Post (SCMP) colaboraram num projecto de promoção do turismo de Macau, que incluiu uma visita de descoberta da cidade. Organizada pela edição juvenil do periódico, o Young Post, a visita de familiarização permitiu a estudantes do 10.º ao 12.º ano do ensino secundário de Hong Kong aprender mais sobre a história e a cultura de Macau, uma estratégia que a DST diz servir para diversificar e aumentar as fontes de visitantes, para além de promover o desenvolvimento do sector do turismo associado à educação.

      A DST e o SCMP começaram no ano passado a cooperar através de artigos e vídeos sobre Macau junto de estudantes do ensino secundário de Hong Kong através da rede escolar ligada ao Young Post. O programa de cooperação “Macau Unlocked: A Journey of Discovery for Students 2023-2024” envolveu uma recolha inicial de pequenos artigos. Através da recolha dos textos de tamanho reduzido, em que o Young Post solicitava a jovens que partilhassem as suas experiências pessoais e expectativas em relação a excursões estudantis a Macau, foi possível proceder a uma selecção de alunos do ensino secundário de Hong Kong, alunos esses que acabaram por participar numa excursão estudantil a Macau, tendo de escrever artigos mais extensos após a conclusão da viagem.

      Recentemente, no dia 3 de Fevereiro, os cerca de 50 alunos oriundos de 28 escolas secundárias participaram na excursão a Macau. Estes puderam visitar o Troço das Antigas Muralhas de Defesa, o Templo de Na Tcha, as Ruínas de São Paulo, o Museu de Macau, a Fortaleza do Monte, a Casa Cultural de Chá de Macau, o Museu do Grande Prémio de Macau, entre outros locais. A DST partilhou ainda que com o apoio de “guias turísticos experientes durante o passeio”, os estudantes puderam aprofundar os seus conhecimentos sobre a história, cultura e Património Mundial de Macau.

      Paralelamente, o Young Post e o SCMP ofereceram um curso de escrita jornalística em inglês aos estudantes participantes na excursão antes de visitarem Macau, melhorando as suas técnicas de escrita para que conseguissem registar melhor as suas experiências vividas em Macau.

      Os artigos seleccionados têm agora a oportunidade de serem publicados nas plataformas do South China Morning Post e do Young Post. Esta iniciativa, destacou a DST, amplia os efeitos promocionais junto dos jovens, estudantes e encarregados de educação de Hong Kong, reforçando a divulgação dos recursos de viagem de Macau, e impulsionando o desenvolvimento do turismo de estudantes.

      Numa iniciativa semelhante, a DST, em conjunto com a Metro Radio de Hong Kong e a Metro Education plus, também lançaram no ano passado a actividade “Explorar Macau – Experiência dos Estudantes”, que contou com a participação de cerca de 60 professores e alunos de dez escolas secundárias de Hong Kong. A iniciativa incluiu dois dias e uma noite de passeio em Macau, bem como a produção de vídeos sobre a cultura de Macau e experiências de aprendizagem, promovendo os recursos de turismo de Macau através das redes sociais, entre outros meios.