Edição do dia

Quarta-feira, 17 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
27.9 ° C
28.9 °
27.9 °
83 %
4.6kmh
40 %
Qua
28 °
Qui
29 °
Sex
28 °
Sáb
28 °
Dom
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioÁsiaAustrália prepara maior expansão da marinha desde Segunda Guerra Mundial

      Austrália prepara maior expansão da marinha desde Segunda Guerra Mundial

      A Austrália vai mais que duplicar o número de navios de guerra durante a próxima década e expandir a marinha até um nível não visto desde a Segunda Guerra Mundial, segundo um plano divulgado ontem.

      O plano prevê uma subida das despesas com a defesa em mais de 6,5 mil milhões de euros, nomeadamente com um aumento dos navios de guerra dos actuais 11 para 26. “Esta é a maior frota que teremos desde o fim da Segunda Guerra Mundial”, disse o ministro da Defesa australiano, Richard Marles. “A Marinha Real Australiana deve ser capaz de garantir a segurança das nossas rotas marítimas (…) visto que são essenciais para o nosso modo de vida e prosperidade”, acrescentou.

      A Austrália irá construir seis fragatas da classe Hunter, 11 fragatas multifuncionais e seis navios de guerra avançados, capazes de operar sem tripulação.

      Vários navios serão armados com mísseis Tomahawk capazes de realizar ataques de longo alcance em território inimigo, considerado um importante instrumento de dissuasão.

      O anúncio de ontem surge num momento em que a China e a Rússia aumentam o poderio militar e num contexto de crescentes tensões entre os aliados de Washington e governos autoritários.

      A Austrália, que formou a aliança militar AUKUS com os Estados Unidos e o Reino Unido, procura, em particular, contrariar a influência da China no Pacífico Sul.

      O plano prevê que a Austrália aumente os gastos com a defesa para 2,4% do produto interno bruto (PIB), acima da meta de 2% estabelecida pela NATO, organização aliada da Austrália e que inclui Portugal.

       

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau