Edição do dia

Sábado, 20 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
trovoada com chuva
26.9 ° C
26.9 °
24.9 °
89 %
2.1kmh
40 %
Sáb
27 °
Dom
27 °
Seg
24 °
Ter
24 °
Qua
25 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioPolíticaHo Iat Seng destaca papel da Associação Comercial de Macau no “desenvolvimento...

      Ho Iat Seng destaca papel da Associação Comercial de Macau no “desenvolvimento de alta qualidade da economia”

       

      O Chefe do Executivo, Ho Iat Seng, marcou ontem presença num jantar de Primavera oferecido pela Associação Comercial de Macau. Na ocasião, o líder do Executivo disse esperar que a associação continue “fiel às suas convicções originais e, com o espírito pioneiro e inovador, desempenhe um papel de liderança na promoção do desenvolvimento de alta qualidade da economia de Macau e guie os sectores industrial e comercial de Macau na participação profunda na iniciativa ‘Uma Faixa, Uma Rota’, na construção da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin”, refere um comunicado do Governo.

      Em retrospectiva do ano de 2023, Ho Iat Seng referiu que o ano que finda assinala “uma nova fase de recuperação e desenvolvimento de Macau”, considerando que o Governo “uniu e liderou os diversos sectores sociais na implementação de um conjunto de medidas de revitalização económica e de expansão das fontes de visitantes”. Para além disso, segundo o Chefe do Executivo, com a recuperação rápida da economia de Macau, “os principais indicadores económicos revelam uma evolução estável e positiva”.

      O Produto Interno Bruto de Macau recuperou cerca de 80% em comparação com o período homólogo de 2019, e, o ano passado, o número de visitantes aumentou exponencialmente para mais de 28 milhões, tendo recuperado acima de 70% face ao mesmo período de 2019. Assim, Ho Iat Seng aproveitou para salientar que se continuou a promover o desenvolvimento das indústrias ‘1+4’, e foi elaborado “o primeiro plano abrangente e sistemático de desenvolvimento da diversificação da economia na história de Macau”. Disse terem sido obtidos “novos resultados na construção da Zona de Cooperação Aprofundada”, e que as medidas lançadas ao longo do ano passado “injectaram um novo impulso na promoção da integração Macau-Hengqin de alta qualidade”, refere ainda o comunicado.

      Relativamente a 2024, o Chefe do Executivo lembrou que este ano se assinalam o 75.º aniversário da implantação da República Popular da China, o 25.º aniversário do Retorno de Macau à Pátria e o 3.º aniversário do estabelecimento da Zona de Cooperação Aprofundada. Nesse sentido, indicou que o Governo irá “avançar com estabilidade e promover a mesma através do progresso, implementar de forma acelerada as principais tarefas e os projectos prioritários consagrados no Plano ‘1+4’, concretizar os objectivos da primeira fase do desenvolvimento da Zona de Cooperação Aprofundada e impulsionar proactivamente a integração de Macau na conjuntura do desenvolvimento nacional”.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau