Edição do dia

Domingo, 14 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
27.9 ° C
30.9 °
27.9 °
78 %
3.6kmh
40 %
Dom
28 °
Seg
27 °
Ter
27 °
Qua
27 °
Qui
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeMacau recebeu mais de 1,4 milhões de visitantes em nove dias

      Macau recebeu mais de 1,4 milhões de visitantes em nove dias

      Nos últimos nove dias, o número de visitantes que entraram em Macau ultrapassou os 1,4 milhões, o que significa que, por dia, chegaram à região quase 160 mil turistas. Os números ultrapassam em larga medida as expectativas da Direcção dos Serviços de Turismo.

       

      Entre o sábado, dia 10 de Fevereiro, e as 17h de ontem, tinham entrado em Macau 1.421.352 visitantes, o que dá uma média diária de mais de 157 mil turistas. Os números, que têm vindo a ser revelados diariamente pelo Corpo de Polícia de Segurança Pública (CPSP), ultrapassam as expectativas das autoridades.

      Helena de Senna Fernandes, directora dos Serviços de Turismo (DST), tinha admitido que o número de turistas poderia ultrapassar a meta de um milhão durante os oito dias do período do Ano Novo Lunar. A responsável também anteviu uma média diária de cerca de 120 mil turistas.

      No dia da ontem, até às 17h, entraram em Macau 84.514 visitantes. Como é habitual, a maioria dos visitantes chegaram a Macau através das Portas do Cerco. A Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau e Hengqin foram os outros dois postos fronteiriços preferidos pelos visitantes. No sábado, chegaram a Macau um total de 125.087 visitantes, tendo sido, em comparação com os últimos nove dias, um dos que registou menos turistas.

      Destes últimos nove dias, aquele que registou uma maior afluência de visitantes foi a segunda-feira passada, com 217.488 visitantes a entrarem no território – este foi, aliás, o valor diário mais alto de que há registo. A larga maioria dos turistas que chega a Macau é proveniente do interior da China e de Hong Kong.

      Em 2023, o número total de visitantes ao longo dos sete dias de feriados do Ano Novo Lunar foi de 450.298, perfazendo uma média diária de 64.328. Em 2019, ainda antes da pandemia, o total de visitantes durante este período festivo foi de quase 1,2 milhões, com uma média diária de 171.130.

      Recorde-se que, no ano passado, já sem restrições fronteiriças devido à pandemia, ao todo visitaram Macau 28,23 milhões de pessoas, o que demonstra que “com a reabertura total das fronteiras em 2023, o número de visitantes de Macau manteve uma trajectória de aumento, com a indústria turística a evidenciar boa recuperação e perspectivas de crescimento, mostrando a atracção de Macau como centro mundial de turismo e lazer, e a confiança dos visitantes no destino”, afirmou a DST num comunicado divulgado no início deste ano.

      No final do ano passado, a Associação de Indústria Turística tinha estabelecido como meta para este ano 36 milhões de visitantes, o que representa cerca de 90% do nível antes da pandemia. Em 2019, o turismo bateu todos os recordes, registando um total de quase 40 milhões de visitantes.