Edição do dia

Quarta-feira, 17 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
27.9 ° C
28.9 °
27.9 °
83 %
4.6kmh
40 %
Qua
28 °
Qui
29 °
Sex
28 °
Sáb
28 °
Dom
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioPolíticaChefe reafirma foco na segurança nacional, patriotismo, economia e reforma da Administração...

      Chefe reafirma foco na segurança nacional, patriotismo, economia e reforma da Administração Pública

      Na habitual mensagem do Ano Novo Lunar, o Chefe do Executivo apontou as principais tarefas do Governo para o ano do Dragão: segurança nacional, reforço do patriotismo, recuperação e diversificação da economia e reforma da Administração Pública.

       

       

      O Chefe do Executivo divulgou, no passado sábado, a tradicional mensagem do Ano Novo Lunar, detalhando as prioridades para este ano do Dragão. Na mensagem, Ho Iat Seng também recordou os trabalhos do Governo durante o ano do Coelho.

      “O ano do Coelho foi um ano de recuperação pós-pandemia e de desenvolvimento estável na RAEM”, referiu, acrescentando que o Governo tomou medidas para que a região se livrasse da “névoa da epidemia”, conseguindo “uma recuperação económica rápida”.

      Ho recordou que, no ano do Coelho, foi aprovada a revisão à lei da segurança nacional, os indicadores económicos da região “tornaram-se satisfatórios”, o Plano de Desenvolvimento da Diversificação Adequada da Economia foi elaborado e posto em execução, o novo Hospital das Ilhas entrou em funcionamento a título experimental e foram concluídos os projectos da Residência para Idosos e do Novo Bairro de Macau em Hengqin. Além disso, foi inaugurada a estação da Barra do Metro Ligeiro e os programas de captação de quadros qualificados foram iniciados. Por fim, Ho Iat Seng lembrou que no ano passado também foi aprovado o plano de desenvolvimento da Zona de Cooperação Aprofundada, com o projecto de Hengqin a conhecer “novos resultados”.

      Ho afirmou depois que o Dragão “simboliza boa sorte, coragem e vitalidade”, sublinhando as prioridades para o ano que agora começa: “No novo ano, temos de salvaguardar firmemente a segurança nacional, reforçar o patriotismo e o amor por Macau, temos de consolidar o bom impulso da recuperação económica, implementar activamente o plano de desenvolvimento ‘1+4’ e fazer progressos substanciais na promoção da diversificação adequada da economia”.

      Por outro lado, pediu esforços para desenvolver a Zona de Cooperação Aprofundada para “realizar proactivamente intercâmbios e cooperação com o exterior para uma melhor integração na conjuntura do desenvolvimento nacional”. “Ao mesmo tempo, vamos promover uma reforma profunda da Administração Pública para aumentar a qualidade e a capacidade de governação da RAEM, optimizar eficaz e pragmaticamente as condições de vida dos residentes, impulsionar a construção de uma cidade com condições ideais de habitabilidade, melhorar o bem-estar dos residentes, promover a harmonia e a estabilidade social e possibilitar que Macau entre numa nova fase de desenvolvimento”, frisou.

      O Chefe do Executivo garantiu ainda que, ao longo deste ano, o Governo “continuará a unir todos os residentes, a cumprir o espírito transmitido nos importantes discursos e instruções do Presidente Xi Jinping e os planos estratégicos consagrados no relatório do 20.º Congresso Nacional do Partido Comunista da China, persistirá na implementação inabalável dos princípios orientadores de ‘um país, dois sistemas’, ‘Macau governada pelas suas gentes’ com alto grau de autonomia e a cumprir o princípio fundamental de ‘Macau governada por patriotas'”.

      Ho assegurou também que o Governo “irá agarrar as oportunidades históricas resultantes do desenvolvimento nacional e dedicar maior esforço para alcançar novos sucessos de desenvolvimento de modo a acolher bem o 75.º aniversário da implantação da Nova China e o 25.º aniversário do retorno de Macau à pátria”.

      “A Primavera chega e as flores desabrocham, o Ano Novo Lunar vem e todos festejam. Acredito firmemente que, com o forte apoio da grande pátria e com a união dos esforços dos residentes, Macau estará cheio de vitalidade e vivacidade como o Dragão e mostrará uma nova imagem com maiores sucessos”, concluiu o Chefe do Executivo.