Edição do dia

Domingo, 3 de Março, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
14.9 ° C
18.9 °
14.9 °
88 %
1.5kmh
40 %
Dom
20 °
Seg
22 °
Ter
23 °
Qua
24 °
Qui
19 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Sociedade IC e concessionárias organizam festividades em diversas zonas da cidade

      IC e concessionárias organizam festividades em diversas zonas da cidade

      A colaboração entre o Instituto Cultural (IC) e as seis empresas de lazer prossegue com diversas instalações decorativas, ‘workshops’, espectáculos e animações alusivas ao Festival da Primavera durante todo o mês de Fevereiro.

       

      Por ocasião das celebrações do ano do Dragão que se avizinha, será realizada uma série de eventos na Barra, na Ponte 16, na Fortaleza do Monte, Almeida Ribeiro, Rua da Felicidade, antiga fábrica de Panchões Iec Long, Casas-Museu da Taipa, e nos estaleiros navais de Lai Chi Vun, em Coloane. O Instituto Cultural (IC) volta assim a colaborar com as seis empresas de lazer e turismo integrado para trazer animação e “revitalização” a diferentes zonas históricas da cidade.

      Durante todo o mês, a Sands China leva um “Festival da Primavera em Plena Floração” à Antiga Fábrica de Panchões Iec Long, com uma cabine de fotografia holográfica e diversos ‘workshops’ para famílias como o de “Decalque com Tinta Fai Chun”, “Tecelagem Chinesa”, “Artesanato em Papel” e “Criação de Lanternas”, entre outros. Estão ainda previstos “concertos românticos” no mesmo local e nas Casas-Museu da Taipa para celebrar o Dia dos Namorados e o Festival das Lanternas, com toda a zona ribeirinha do Carmo a ser decorada com instalações “românticas e interactivas”.

      Na Barra, a MGM Resorts terá a seu cargo uma “Festa de Primavera” com tendas de flores festivas e workshops de arte floral, com as Oficinas Navais a serem convertidas num “Café Diurno e Bar Nocturno” com concertos de músicos locais. Ao mesmo tempo, a exposição “Recordações da Barra: Uma Viagem Visual – Exposição de Arquivos e Artes”, organizada pelo IC pela MGM, estará patente nas Oficinas Navais N.º 1 a partir de 8 de Fevereiro, levando o público a conhecer melhor a zona da Barra através de memórias colectivas.

      De 3 a 18 de Fevereiro, a SJM irá organizar o “Mercado de Ano Novo Chinês SJM” na praça exterior da Ponte 16, com bancas de pequenas e médias empresas locais, organizações e instituições de caridade que vendem produtos artísticos, artesanato criativo, petiscos festivos, jogos interactivos e vendas de caridade, bem como um programa de eventos, incluindo actuações de música e dança e um tradicional ritual de boas-vindas ao Deus da Fortuna. Uma actuação de Dança do Dragão Embriagado, património cultural intangível, será apresentada pela Associação de Comerciantes de Peixe Fresco de Macau no dia 17 de Fevereiro, pelas 14h. Ali ao lado, a Avenida da Almeida Ribeiro irá também ser decorada com instalações de luzes e iluminação artística, estando ainda programado um “jogo dinâmico de luz e sombra” entre as 18h e as 22h.

      A Melco Resorts, por seu turno, irá “Celebrar o Ano do Dragão na Fortaleza do Monte” naquele local entre os dias 7 e 25 de Fevereiro. Uma zona de fotografia com diversas instalações festivas de grande dimensão será montada no local, incluindo um Deus da Fortuna com sete metros de altura. O evento será ainda complementado com stands de jogos e concertos ao vivo, podendo os visitantes desfrutar de petiscos e bebidas. O Jardim da Fortaleza do Monte estará aberto de forma prolongada até às 21h entre 13 e 17 de Fevereiro.

      Entre os dias 10 e 14 de Fevereiro, a Galaxy Entertainment irá, por sua vez, criar um cenário festivo inspirado nas flores de pessegueiro nos Estaleiros Navais de Lai Chi Vun, em Coloane, complementando o mesmo com o “Espectáculo de Luzes do Jardim das Flores de Pessegueiro”, das 18h às 21h. O Deus da Fortuna e “Wavey” também marcarão presença em horários específicos para conceder bênçãos. Estarão disponíveis serviços de transporte gratuitos entre o Galaxy Macau e os Estaleiros Navais de Lai Chi Vun durante o período festivo.

      Por último, de 10 a 18 de Fevereiro e de 23 a 25 de Fevereiro, a Wynn Macau, irá adornar a Zona Pedonal da Rua da Felicidade com decorações auspiciosas do Festival da Primavera inspiradas no dragão e realizar uma série de actuações e uma feira onde serão servidos coquetéis e pacotes de biscoitos de Ano Novo Lunar. Estão ainda previstas a visitas guiadas “Regresso ao Passado”, para que residentes e turistas possam passear por ruas, vielas e edifícios antigos e conhecer a história e a cultura do bairro em tempos idos.