Edição do dia

Quarta-feira, 28 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
14.2 ° C
15.9 °
12.1 °
72 %
4.1kmh
40 %
Ter
16 °
Qua
20 °
Qui
21 °
Sex
17 °
Sáb
16 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Política Comunidade macaense "desempenha um papel importante na promoção de Macau e de...

      Comunidade macaense “desempenha um papel importante na promoção de Macau e de entendimento entre os povos”

      “A comunidade macaense, que reúne vantagens linguísticas, culturais e históricas, representa as características únicas de Macau, mas também desempenha um papel importante na promoção de Macau e de entendimento entre os povos”. A afirmação foi proferida pelo Chefe do Executivo no almoço oferecido à comunidade macaense. No encontro, Ho Iat Seng salientou ainda que os macaenses são “uma parte importante da sociedade de Macau”.

       

      Realizou-se ontem o anual almoço oferecido pelo Chefe do Executivo aos representantes da comunidade macaense. Na ocasião, Ho Iat Seng deixou elogios aos macaenses e começou por destacar os contributos da comunidade para promover a recuperação socioeconómica de Macau. O Chefe disse esperar “que a comunidade macaense agarre com determinação ‘o pulso’ dos tempos, tire pleno proveito das oportunidades de desenvolvimento e promova progressos contínuos da comunidade em todas as vertentes em prol de um novo patamar”.

      Assinalando que este ano a economia da região continua a recuperar após os três anos de restrições impostas pelo Governo, Ho salientou que essa retoma contempla os “esforços incessantes” da comunidade macaense, nomeadamente na educação, serviços sociais, actividades culturais, restauração e direito, por exemplo. Por esta razão, aproveitou esta ocasião para expressar os seus “sinceros e profundos agradecimentos”.

      O líder do Governo pediu também “compreensão e apoio” à comunidade macaense face às iniciativas de salvaguarda da segurança do Estado, como a entrada em vigor da nova lei de segurança nacional e as novas leis eleitorais.

      Ho lembrou que a construção da plataforma de cooperação económica e comercial entre a China e os países de língua portuguesa tem sido uma das prioridades do Governo e afirmou que “a comunidade macaense, que reúne vantagens linguísticas, culturais e históricas, representa as características únicas de Macau, mas também desempenha um papel importante na promoção de Macau e de entendimento entre os povos”.

      No discurso, assinalou também que a VI Conferência Ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau) se realiza este ano, e disse esperar contar com o “forte apoio e participação dinâmica da comunidade macaense”.

      O Chefe do Executivo recordou que este ano se assinala o 75.º aniversário da implantação da República Popular da China e o 25.º aniversário da RAEM. Ho sublinhou que “a comunidade macaense é uma parte importante da sociedade de Macau” e, por isso, disse esperar que “todos celebrem e partilhem a alegria desta festividade”.

      Ho Iat Seng afirmou ainda que “os macaenses nascem e crescem aqui e Macau é o lar comum a todos”, assegurando que o Governo “vai trabalhar com todos para defender este belo lar e assegurar o seu desenvolvimento próspero, estável e cheio de vitalidade”.