Edição do dia

Domingo, 3 de Março, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
13.9 ° C
17.9 °
13.9 °
82 %
3.6kmh
40 %
Dom
20 °
Seg
22 °
Ter
24 °
Qua
24 °
Qui
19 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Lusofonia Austrália anuncia reforço da cooperação na segurança e apoio social com Timor-Leste

      Austrália anuncia reforço da cooperação na segurança e apoio social com Timor-Leste

      O ministro da Indústria de Defesa e do Desenvolvimento Internacional e do Pacífico australiano, Pat Conroy, anunciou ontem o reforço da cooperação entre a Austrália e Timor-Leste nos sectores da segurança e apoio social. “Hoje anunciamos 35 milhões de dólares australianos [cerca de 21 milhões de euros] ao longo de cinco anos para cooperação policial, 1,6 milhões [cerca de 970 mil euros] para ajudar com o El Niño e alívio da seca nas áreas rurais e quatro milhões [2,4 milhões de euros] para formação de trabalhadores que estão a ir para a Austrália e apoiar as suas famílias”, afirmou Pat Conroy.

      O ministro australiano falava aos jornalistas após um encontro com o primeiro-ministro Xanana Gusmão, no Palácio do Governo, em Díli. “A mensagem do governo australiano é a de que estamos aqui para agir de acordo com as prioridades de Timor-Leste, respeitar a sua soberania e agir no espírito de amizade entre os nossos dois países”, disse Pat Conroy.

      O ministro da Indústria de Defesa e do Desenvolvimento Internacional e do Pacífico australiano referiu também a importância de Timor-Leste para a Austrália, salientando que desde que o Governo australiano tomou posse já três ministros visitaram Díli. “Portanto, isso é um sinal do carinho e respeito que temos pelo povo de Timor-Leste”, disse Pat Conroy.

      O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, destacou que a Austrália vai apoiar o país em áreas que Timor-Leste precisa e para “fortalecer o Estado”. “Precisamos mesmo de desenvolver o país e fortalecer o Estado nas áreas sociais, como saúde e educação, criação de emprego e segurança”, afirmou o primeiro-ministro.

      Xanana Gusmão disse também que durante o encontro com Pat Conroy falaram sobre o oceano, a economia azul e a ilha de Ataúro, centro de biodiversidade. “Vamos continuar a conversar e a explorar sobre o que precisamos. Vão ajudar-nos. O único princípio é que nos ajudem naquilo que precisamos. É o único princípio que vai reforçar a nossa relação e amizade”, salientou o chefe do Governo timorense.

      Durante a sua estada em Díli, o ministro australiano terá encontros com vários membros do Governo para “reforçar o compromisso da Austrália com o desenvolvimento económico e humano” do país, salienta, em comunicado, a embaixada da Austrália.

       

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau