Edição do dia

Quinta-feira, 29 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nevoeiro
17.9 ° C
17.9 °
16.9 °
88 %
2.6kmh
40 %
Qui
21 °
Sex
17 °
Sáb
16 °
Dom
20 °
Seg
22 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Grande China Regulador financeiro de Hong Kong denuncia vídeo falso que promove investimento

      Regulador financeiro de Hong Kong denuncia vídeo falso que promove investimento

      As autoridades de Hong Kong denunciaram a circulação de um vídeo falso que usa tecnologia de inteligência artificial para colocar o regulador financeiro a promover um suposto investimento.

       

      Hong Kong denunciou a circulação de um vídeo falso que usa tecnologia de inteligência artificial (IA) para colocar o regulador financeiro da região a promover um suposto investimento. A Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA, na sigla em inglês) instou o público “a permanecer vigilante” em relação a um vídeo, que “supostamente seria uma entrevista à imprensa” com o presidente da instituição, Eddie Yue Wai-man, de acordo com um comunicado divulgado.

      O regulador financeiro do território sublinhou que “o conteúdo e os comentários” do vídeo “são todos falsos”. A HKMA acrescentou que “o público deve ignorar qualquer informação divulgada em sites suspeitos ou páginas de redes sociais”. O comunicado referiu ainda que o caso foi comunicado à polícia de Hong Kong.

      No final de Dezembro, também o chefe do Governo de Singapura denunciou a circulação de vídeos falsos que usam tecnologia de IA para colocar Lee Hsien Loong a promover supostas plataformas de investimento em criptomoedas.

      “Esta é a época dos embustes! Recentemente, têm surgido vários vídeos e áudios ultra-falsos ‘deepfake’ [de grande sofisticação] de mim a fingir que estou a promover esquemas de criptomoedas”, denunciou o primeiro-ministro, na rede social Facebook. “O vice-primeiro-ministro Lawrence Wong também tem sido alvo destas fraudes, que utilizam tecnologia de IA para replicar as nossas vozes e imagens, transformando conteúdos reais obtidos em eventos oficiais em vídeos totalmente falsos, mas muito convincentes, fingindo que dizemos coisas que nunca dissemos”, acrescentou Lee.

      O líder da cidade-Estado asiática anexou ao comentário um dos vídeos, que usa como base uma entrevista dada em Março ao CGTN, o canal internacional da televisão estatal chinesa CCTV.

      O vídeo replica a voz de Lee, que parece dizer “os algoritmos que utilizam a tecnologia da mecânica quântica analisam as tendências do mercado, tomam decisões estratégicas de investimento (…). É essencialmente um comércio passivo de criptomoedas com uma taxa de sucesso impressionante”.

      De acordo com a televisão de Singapura Channel News Asia, o vídeo alega que a suposta plataforma de investimento é autorizada pelas autoridades do país e inclui uma ligação para os potenciais utilizadores.

      Lawrence Wong também tinha denunciado, a 11 de Dezembro, um vídeo falso em que alegadamente promovia produtos de investimento. “Há conteúdos ‘deepfake’ em que eu apoio produtos comerciais”, lamentou o vice-primeiro-ministro. Lusa

       

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau