Edição do dia

Quarta-feira, 28 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
15.9 ° C
18.9 °
15.9 °
77 %
2.1kmh
40 %
Qua
20 °
Qui
21 °
Sex
17 °
Sáb
15 °
Dom
20 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Economia Empresas locais tencionam aumentar salários em 2,98%, revela inquérito

      Empresas locais tencionam aumentar salários em 2,98%, revela inquérito

      A agência de recrutamento local MSS Recruitment realizou uma sondagem a 80 empresas do território: os inquiridos admitem que estão a considerar proceder a aumentos salariais na ordem dos 2,98% em 2024, sinal de que o sector privado poderá seguir os aumentos salariais de 3,3% na função pública e de 2,5% a 6,5% nas concessionárias.

       

      O inquérito “2024 MSS & Hello Jobs Macau Salary Increment and Annual Bonus Survey”, realizado em Novembro do ano passado pela agência de recrutamento local MSS Recruitment, mostrou que há fortes possibilidades que o sector privado siga as tendências da função pública e das concessionárias, procedendo a aumentos salariais semelhantes. Esta agência seleccionou mais de 80 empresas do território para responderem à sondagem, que revelou que estas tencionam proceder a aumentos salariais em 2024 na ordem dos 2,98%.

      Segundo o portal Macau Business, a agência diz que os valores são melhores que os aumentos que já foram efectuados no ano passado, de 2,19%. Em 2023, entretanto, o bónus atribuído pelas empresas foi em média equivalente a 1,18 meses de salário, que já por si representou uma melhoria em relação aos bónus que foram atribuídos em 2022, de médias de 0,77 meses de salário. O director executivo da MSS Recruitment, Jiji Tu, acredita que estes aumentos salariais e atribuição de bónus são uma “indicação positiva de um renovado optimismo cauteloso no mercado”.

      Por outro lado, no mesmo inquérito, cerca de 10,67% dos inquiridos afirmaram não ter qualquer intenção de aumentar a remuneração dos seus trabalhadores, enquanto que 12% dos inquiridos indicaram que não concederiam um bónus.

      Recorde-se que no ano passado foi anunciado que os funcionários públicos do território terão direito a um aumento salarial de 3,3 % em 2024, o primeiro aumento da função pública desde 2020. O mesmo artigo da Macau Business feriu que com a melhoria contínua da situação da economia local e descida do desemprego, as empresas do sector privado da cidade, sejam elas de grande dimensão ou PME’s, irão provavelmente conseguir chegar perto dos aumentos previstos nos serviços públicos.

      Entretanto, esta semana quase todas as operadoras de jogo divulgaram que vão realizar aumentos salariais em 2024, com a maioria destas a indicarem que vão proceder a aumentos de 2,5 a 6,5% entre Março e Abril. Antes disso, logo no início do ano, todas as concessionárias tinham revelado que vão distribuir bónus salariais correspondentes a um mês de remuneração aos seus funcionários.

      Em Novembro do ano passado, Lei Wai Nong, secretário para a Economia e Finanças, tinha apelado às empresas sediadas em Macau “com condições” que procedessem a aumentos salariais dos seus funcionários. Na altura o secretário apontou ainda que, segundo um inquérito recente, no geral, há margem para que as empresas aumentem os salários entre 2% e 3%. “Queremos que todas as empresas saibam que os trabalhadores são os maiores bens das empresas”, acrescentou.