Edição do dia

Quinta-feira, 29 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
15.9 ° C
17.9 °
15.9 °
88 %
3.1kmh
40 %
Qui
21 °
Sex
17 °
Sáb
16 °
Dom
20 °
Seg
22 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Sociedade Desfile Internacional de Macau vai contar com 90 grupos artísticos

      Desfile Internacional de Macau vai contar com 90 grupos artísticos

      O Desfile Internacional de Macau vai regressar em Março, depois de ter sido suspenso durante anos devido às restrições epidémicas. Leong Wai Man, presidente do Instituto Cultural, disse que o desfile integrará um total de 90 grupos artísticos locais e do exterior. As concessionárias de jogo também vão colaborar no evento.

       

      São 90 grupos artísticos que se vão juntar ao Desfile Internacional de Macau 2024. O Instituto Cultural (IC) planeia admitir na edição deste ano 70 equipas artísticas de Macau e 20 equipas estrangeiras para participarem no espectáculo.

      O Desfile Internacional de Macau, cuja organização esteve suspensa durante vários anos por causa dos impactos da pandemia, vai voltar a ser realizado na tarde do dia 24 de Março. Leong Wai Man, presidente do IC, revelou que as seis empresas integradas de turismo e lazer, ou seja, as concessionárias de jogo, vão cooperar na realização do evento.

      “O percurso do desfile será semelhante ao do passado, com a partida nas Ruínas de São Paulo, e seguindo uma rota designada até ao destino na Praça do Lago Sai Van, para o evento evitar ser afectado pelas obras rodoviárias em curso”, avançou a responsável, frisando que para já não há um orçamento total das actividades.

      Leong Wai Man, citada pelo Jornal Ou Mun, vincou que o Desfile Internacional foi adiado para Março dado ao aumento das actividades em Macau desde o final do ano passado. Questionada se o desfile se tornaria um evento permanente e se realizaria sempre em Março, em vez de Dezembro como no passado, Leong Wai Man preferiu não confirmar. “Esta vez será primeiro uma tentativa, um ensaio, e ainda não temos uma decisão final. No entanto, consideramos que seria mais adequado organizar o desfile em Março, quando chega a Primavera e as flores estão florescidas, para evitar coincidir com outras actividades de grande escala”, explicou.

      De acordo com a apresentação do IC, o Desfile Internacional de Macau, que teve a sua primeira edição em 2011, “tem convidado grupos de arte performativa de todo o mundo para se aliarem aos artistas locais e, com os seus trajes e estilos distintos, proporcionem aos residentes e turistas de Macau um ambiente cultural e alegre”.

      O espectáculo destaca, assim, “a paisagem única” do Centro Histórico de Macau, difundindo o conceito de “Amor, Paz e Integração Cultural” e promovendo a interacção e o intercâmbio das artes e da cultura.

      A última realização foi em 2019 e as autoridades garantem uma “escala ainda maior em relação às edições anteriores”. O IC está agora aberto à apresentação de propostas de associações artísticas e culturais locais registadas, escolas e instituições interessadas, para a participação no desfile, sendo que o prazo irá terminar a 4 de Fevereiro.

      Segundo indicou o organismo, os grupos participantes podem participar no desfile em quatro modalidades, incluindo “Tema do Desfile”, “Desfile de Grupos Artísticos”, “Desfile de Instalações Artísticas de Grande Dimensão” e “Desfile de Planeamento Especial”.

      Serão ainda realizadas uma série de actividades de extensão antes do Desfile Internacional, a fim de incorporar a atmosfera do desfile na comunidade. Neste caso, os grupos podem também optar por se inscreverem na modalidade de “Grupos de Arte de Rua” e de “Programa de Arte na Comunidade”, levando diferentes formas de cultura e arte às comunidades de Macau.

      O IC dará um subsídio por grupo participante que varia entre 10 mil e 120 mil patacas, consoante a modalidade de participação e pontuação obtida da proposta. Para aumentar o nível da participação dos grupos, serão atribuídos vários prémios, incluindo o Melhor Tema, a Melhor Actuação, o Melhor Traje e mais outros prémios, que poderão obter um prémio entre 4.000 e 15 mil patacas.