Edição do dia

Segunda-feira, 26 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
13.9 ° C
14.9 °
13.9 °
77 %
7.7kmh
40 %
Seg
19 °
Ter
19 °
Qua
20 °
Qui
22 °
Sex
16 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Grande China Pequim "aprecia" a decisão de Nauru de cortar laços com Taiwan

      Pequim “aprecia” a decisão de Nauru de cortar laços com Taiwan

      A China manifestou ontem o seu “apreço” pela decisão do governo de Nauru, uma pequena nação insular do Pacífico Sul, de cortar relações diplomáticas com Taiwan e reconhecer a República Popular da China. “Como país soberano e independente, Nauru declarou o seu reconhecimento do princípio ‘Uma só China’, cortou as suas chamadas relações diplomáticas com as autoridades de Taiwan e manifestou a sua disponibilidade para retomar as relações diplomáticas com a China”, afirmou o ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, em comunicado. “A China aprecia e saúda a decisão do governo de Nauru”, acrescentou o comunicado do ministério.

      O Governo chinês disse estar pronto para “abrir um novo capítulo” nas relações entre os dois países, agora que Nauru se tornou a mais recente nação da Oceânia a reconhecer Pequim como o único governo legítimo de toda a China.

      O Governo de Nauru sublinhou ontem, numa breve declaração, que o país reconhece o princípio de ‘Uma só China’ e pretende reatar relações diplomáticas plenas com Pequim. Nauru indicou que vai deixar de reconhecer Taiwan “como um país independente, mas como uma parte inalienável do território da China”.

      A nação insular argumentou que a mudança de política é um primeiro passo para “promover o desenvolvimento” da pequena república oceânica.

      A decisão de Nauru surge na sequência das eleições de sábado em Taiwan, onde o Partido Democrático Progressista, representado nas eleições por William Lai, crítico de Pequim, manteve o poder. Em 2019, os Estados insulares de Kiribati e das Ilhas Salomão romperam relações com Taiwan e reconheceram a China. Após a ruptura com Nauru, Taiwan apenas mantém relações diplomáticas oficiais com uma dúzia de países, incluindo três do Pacífico Sul: as Ilhas Marshall, Palau e Tuvalu.

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau