Edição do dia

Domingo, 3 de Março, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
15.2 ° C
18.9 °
14.9 °
82 %
2.6kmh
40 %
Dom
20 °
Seg
22 °
Ter
24 °
Qua
24 °
Qui
19 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Cultura Citações literárias e pintura abstrata de Carmen Lei na Creative Macau

      Citações literárias e pintura abstrata de Carmen Lei na Creative Macau

      “Narrativas Abstratas” é título da exposição que estreou ontem na Creative Macau, aí permanecendo até 17 de Fevereiro. As pinturas da autoria de Carmen Lei, professora de inglês e apaixonada por literatura, vêm todas acompanhadas de uma citação literária, prestando deste modo uma homenagem às obras intemporais da literatura clássica, referiu a organização. “Para além das pinturas, os poemas fornecem uma narrativa lírica que complementa e melhora a experiência visual, permitindo que o público mergulhe numa viagem multissensorial de expressão artística”, indica o texto introdutório da exposição. Na óptica da organização, ao fundir arte abstrata e poesia, a mostra de Carmen Lei transcende as fronteiras tradicionais de cada expressão artística, criando assim um “espaço onde a imaginação e a interpretação fluem livremente”.

      Para Carmen Lei, há uma relação simbiótica entre arte e literatura, e a literatura clássica tem um “profundo impacto na nossa consciência colectiva”. Para si, a mostra “Narrativas Abertas” é uma “celebração da criatividade, um tributo ao poder das palavras, e uma exploração das possibilidades ilimitadas que surgem quando a arte e a literatura se entrelaçam”.

      Natural de Macau, a artista Carmen Lei tem um mestrado em Comunicação pela Universidade Baptista de Hong Kong e interessa-se pela criação de poesia inglesa e pintura abstrata. Desde que entrou para o sector da educação, orientou os seus alunos a escreverem espontaneamente mais de cem poemas em inglês, que foram compilados numa colecção de poesia intitulada “The Sound of Words”. As suas fotografias foram expostas na Artist Commune de Hong Kong, e as suas curtas-metragens experimentais foram também apresentadas numa exposição conjunta organizada pela Academia de Belas Artes de Guangzhou.

      Em Junho de 2022, Carmen Lei realizou a sua primeira exposição individual de poesia e pintura intulada “In the Name of Love” – série “The addiction” & “You are the reason” – nas casas de Mong Há, tendo publicado posteriormente o seu livro de poesia “In the Name of Love” – Em Nome do Amor. A artista também participou na exposição “O Zero and Sine Die”, uma celebração dos 19 anos da Creative Macau que decorreu em Setembro de 2022.

      Em Julho de 2023 apresentou a exposição “To Myself, For Myself” na Galeria Hold On to Hope, em Ka-Ó.

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau