Edição do dia

Quinta-feira, 22 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nevoeiro
23.9 ° C
27.6 °
22.9 °
88 %
2.1kmh
75 %
Qui
24 °
Sex
21 °
Sáb
20 °
Dom
21 °
Seg
20 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Política Gabinete de Ligação e MNE destacam segurança nacional e desenvolvimento da alta...

      Gabinete de Ligação e MNE destacam segurança nacional e desenvolvimento da alta qualidade em 2024

      A salvaguarda da segurança nacional, o desenvolvimento da alta qualidade e a integração à Grande Baía são os principais votos do Gabinete de Ligação e do Comissariado do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) para Macau para este ano. Ao felicitar a chegada do ano novo, as autoridades chinesas na RAEM asseguram apoio do país ao “desenvolvimento próspero e estabilidade” de Macau.

      Zheng Xincong, director do Gabinete de Ligação do Governo Central em Macau, salientou que 2023 foi um ano de desenvolvimento, de segurança e da forte recuperação económica de Macau, altura em que a cidade obteve “resultados notáveis” em vários empreendimentos sob a “forte liderança e apoio” do Governo Central.

      Lembrando a menção de Macau no discurso do ano novo de Xi Jinping, Zheng Xincong assinalou que isso traduz o “afecto pleno” e o “carinho” do Governo Central pelos compatriotas de Macau. “O desenvolvimento da pátria está em bom caminho e tudo está a prosperar, os compatriotas de Macau estão unidos cheios de vigor, Macau goza de vantagens únicas, oportunidades ilimitadas e um futuro promissor na nova jornada de construção nacional e rejuvenescimento nacional”, disse.

      Zheng considera ainda que, após três anos de pandemia, todos os sectores de Macau têm uma compreensão mais clara dos problemas existentes na estrutura económica de Macau, pelo que “compreendem que a diversificação é a chave para o desenvolvimento de Macau a longo prazo”.

      Sem esquecer a defesa da segurança nacional, o responsável destacou também no seu discurso do ano novo a “implementação da revisão da alta qualidade” da lei de segurança nacional em Macau, apelando para maior promoção do espírito de patriotismo na nova era de desenvolvimento.

      Liu Xianfa, Comissário do MNE da China na RAEM, partilhou da mesma opinião, afirmando que vai seguir o pensamento de Xi Jinping e “cumprir firmemente a missão e responsabilidade de salvaguardar a segurança nacional e defender resolutamente os interesses da soberania”. Assinalando que 2024 celebrará o 75.º aniversário do país e o 25.º aniversário de Macau, Liu Xianfa referiu estar confiante de que Macau terá novas e maiores oportunidades, e que a Grande Baía e Hengqin terão desenvolvimento acelerado. “Tiraremos o máximo partido das nossas vantagens diplomáticas, apoiaremos a construção de Macau como ‘um centro, uma plataforma e uma base’ e ajudaremos a RAEM a continuar a expandir os seus intercâmbios externos”, garantiu Liu Xianfa, assumindo a criação de um ambiente externo favorável à prosperidade e estabilidade de Macau.