Edição do dia

Quarta-feira, 28 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
15.9 ° C
18.9 °
15.9 °
77 %
2.1kmh
40 %
Qua
20 °
Qui
21 °
Sex
17 °
Sáb
15 °
Dom
20 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Cultura "Som Tam", de Vanessa Pimentel, distinguido no festival “Macau Films & Video...

      “Som Tam”, de Vanessa Pimentel, distinguido no festival “Macau Films & Video Panorama”

      “Som Tam”, documentário apresentado pela primeira vez pela cineasta Vanessa Pimentel no “Macau Films & Video Panorama”, foi o vencedor de dois prémios do festival: o Grand Jury Prize e o Audience Choice Awards. A distinção foi anunciada ontem ao fim da tarde, no encerramento do festival organizado pela Associação Audiovisual CUT.

      Ao PONTO FINAL, Vanessa Pimentel mostrou-se “muito contente”. “Não estava à espera de receber prémio absolutamente nenhum. Já estava contente por o filme estar no festival”, afirmou, frisando: “É uma estreia mundial. O filme nunca foi mostrado a ninguém. É a primeira vez que o filme é mostrado então fico mesmo muito feliz por ter recebido o prémio”.

      O filme vencedor de dois prémios tem por base a comunidade tailandesa em Macau. “Som Tam” procura reflectir as emoções e conflitos que advêem do processo de emigrar. “A curiosidade, a novidade, a exposição a novas diferenças culturais, a incerteza, e até sentimentos contraditórios” acabam por entrar em “equilíbrio com a capacidade de nos conseguirmos mais ou menos adaptar à cultura dos outros, e fazermos dos hábitos deles nossos, num processo de transformação em que nós também partilhamos os nossos costumes com o outro, na busca de uma casa”. Vanessa Pimentel diz que este tema dos imigrantes tailandeses que vivem em Macau é um tema “que a mantém interessada”, já que ela também é uma imigrante na Ásia, lê-se na descrição da organização.

      “Som Tam” estreou no dia 1 de Dezembro e foi exibido novamente no sábado. O festival, que apresentou produções de cineastas locais, realizou-se Casa Garden e a Sala de Projecções Pin To.