Edição do dia

Domingo, 3 de Março, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
15.9 ° C
17.9 °
15.9 °
88 %
3.6kmh
40 %
Dom
20 °
Seg
22 °
Ter
24 °
Qua
24 °
Qui
19 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Internacional Sonny Lo descreve Kissinger como "um amigo da China"

      Sonny Lo descreve Kissinger como “um amigo da China”

      Henry Kissinger “manteve uma relação harmoniosa e de respeito mútuo com a China, uma vez que planeou e orientou a normalização das relações entre os EUA e a China”, destacou Sonny Lo, descrevendo o antigo secretário de Estado norte-americano como “um amigo da China”.

      Ao PONTO FINAL, o autor e professor de Ciência Política sediado em Hong Kong considerou que foi a sua “realpolitik” e “a ideologia do realismo” que estabilizaram as relações entre os dois países, “mesmo numa altura em que o desenvolvimento interno da China em 1989 chocou o mundo ocidental”.

      “O realismo e a ‘realpolitik’ de Kissinger foram as características da política externa dos Estados Unidos no passado, especialmente desde que as administrações de Donald Trump e Joe Biden adoptaram uma abordagem muito mais ideológica e de doutrina Monroe para lidar com outros países, especialmente a China, do que a realpolitik de Kissinger”, disse também Sonny Lo.

      O professor universitário assinalou ainda que “a diplomacia de Kissinger em relação à China caracterizava-se pela aceitação das diferenças culturais e políticas, pela coexistência das civilizações políticas ocidental e chinesa, pela compatibilidade com a teoria pragmática do gato e do rato de Deng Xiaoping e pela tendência para se envolver com a China em vez de a confrontar”.

      Sobre a visão de Kissinger sobre Macau e Hong Kong, Sonny Lo disse que, na perspectiva do antigo secretário de Estado dos EUA, as duas regiões “deviam mostrar a sua utilidade para a modernização da China, a fim de manter a sua prosperidade económica e estabilidade”.

       

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau