Edição do dia

Domingo, 3 de Março, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
12.9 ° C
15.9 °
12.9 °
88 %
4.6kmh
40 %
Dom
20 °
Seg
22 °
Ter
24 °
Qua
24 °
Qui
19 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Cultura Conferência na Ponte 9 sobre novas estratégias de urbanismo e arquitectura das...

      Conferência na Ponte 9 sobre novas estratégias de urbanismo e arquitectura das zonas ribeirinhas

       

      No dia 9 de Dezembro, entre as 14h e 18h, o Creative Platform, no 3.º andar da Ponte 9 na Rua das Lorchas, decorrerá uma conferência centrada no futuro desenvolvimento urbano de Macau com base no novo Plano de Desenvolvimento da cidade e dentro da conjuntura da Grande Baía. “Towards a Living Waterfront Conference – Urban Strategies and Conceptual Designs for Macau” é organizado pela CURB, o Centro de Arquitectura e Urbanismo de Macau, e vem no seguimento de uma colaboração de seis anos entre esta organização e o Mestrado de Desenho Urbano da Escola de Arquitectura da Universidade Chinesa de Hong Kong (CUHK). O conteúdo da conferência provém de um ‘intenso trabalho de investigação, masterplans e teses de mestrado desenvolvidas durante a colaboração”, divulgaram os responsáveis pela iniciativa em comunicado.

      O evento será realizado em língua inglesa, com um programa centrado em três tópicos-chave. A investigação e resultados destes tópicos foram desenvolvidos em laboratórios que tiveram a duração de dois anos cada. A sessão 1, do Laboratório Cidade Empreendedora, intitula-se “Uma nova visão do Cotai e do Seac Pai Van como um catalisador urbano”; a sessão 2, do Laboratório Nova Cidade, procura “Reescrever as regras urbanas para um bairro sustentável nos aterros da Taipa Nova, e a sessão 3, do Laboratório Além Fronteiras, tenciona “Reenquadrar as fronteiras urbanas entre Macau e Zhuhai”.

      Após a conferência, irá decorrer a Inauguração das exposições CURB x CUHK, onde os resultados deste projecto académico entre o CURB and CUHK serão exibidos.

      A conferência terá como orador central o arquitecto Nuno Soares, presidente do CURB, e os oradores convidados, Hendrik Tieben, director da Escola de Arquitectura da CUHK,  Sujata Govada, directora e fundadora do Instituto de Urbanização Sustentável, e Jeroen van Ameijde, director do Programa de Mestrado em Desenho Urbano da Escola de Arquitectura, CUHK. O evento conta ainda com os moderadores Daniel Pätzold, professor associado adjunto na Escola de Arquitectura da CUHK, Francisco Vizeu Pinheiro,  vice-presidente do Instituto dos Arquitectos das Cidades da Ásia-Pacífico, e Filipe Afonso, supervisor do programa do curso de estudos de arquitectura da USJ.

      O CURB é uma ONG estabelecida em Macau em 2014, com o objetivo de promover a investigação, educação, produção e divulgação de conhecimento nos domínios da arquitetura, urbanismo, design e cultura urbana. Funciona como uma plataforma de intercâmbio entre o meio académico, a sociedade civil, a prática profissional e instituições governamentais, servindo os interesses da comunidade em geral.  Um parceiro associado da World Urban Campaign, organizando o Urban Thinkers Campus em Macau, o CURB trabalha a nível regional – Macau, Área da Grande Baía e China – como a nível internacional – particularmente na Ásia e nos países de língua portuguesa, estabelecendo parcerias e programas conjuntos com instituições locais e internacionais como forma de concretização da sua missão enquanto think tank sobre o futuro das cidades e da sua arquitetura.

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau