Edição do dia

Quinta-feira, 29 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
16.9 ° C
16.9 °
16.9 °
82 %
3.1kmh
40 %
Qua
18 °
Qui
21 °
Sex
17 °
Sáb
16 °
Dom
20 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Política Governo apela às empresas para aumentarem os salários

      Governo apela às empresas para aumentarem os salários

      Na apresentação das linhas governativas da pasta da Economia e Finanças para o próximo ano, o secretário Lei Wai Nong sugeriu às empresas privadas que ajustem os salários dos seus funcionários, acompanhando os aumentos na Função Pública. Citando os resultados de um inquérito divulgados há um mês, Lei Wai Nong estimou que os salários praticados na região poderão crescer entre 2% e 3%.

       

      No próximo ano, os funcionários públicos terão aumentos salariais de 3,3% e ontem, na Assembleia Legislativa, o secretário para a Economia e Finanças apelou às empresas privadas que sigam o exemplo da Administração Pública, actualizando os salários dos seus trabalhadores.

      A sugestão foi feita ontem por Lei Wai Nong no hemiciclo, na apresentação das Linhas de Acção Governativa (LAG) da sua tutela para 2024. “Queremos que todas as empresas saibam que os trabalhadores são os seus maiores bens”, referiu o governante.

      Respondendo a José Pereira Coutinho, que alertava para o crescimento da inflação em Macau e pedia ao Governo que instasse as concessionárias de jogo a aumentarem os salários dos seus funcionários, Lei Wai Nong lembrou que não pode exigir às operadoras que ajustem os salários dos seus trabalhadores, mas salientou que o Executivo tem vindo a aconselhar as empresas privadas a “compartilhar os frutos da retoma da economia com os seus trabalhadores”.

      Citando os resultados de um inquérito sobre as remunerações na Grande Baía divulgados há um mês, o secretário para a Economia e Finanças referiu que, no próximo ano, deverá haver uma actualização salarial no sector privado na ordem dos 2 a 3%. Esse inquérito, levado a cabo por uma série de instituições de Guangdong, Hong Kong e Macau – incluindo a Universidade de Macau e a Associação dos Recursos Humanos da Grande Área da Baía de Macau – dizia que, em 2024, os salários na região poderiam crescer entre 2,8% a 3,3%.

      Na sessão de ontem, Lei Wai Nong também reiterou que o Governo tem estado atento ao cumprimento das responsabilidades sociais das operadoras de jogo. “Eles têm de respeitar e cumprir a lei do jogo e o contrato celebrado com o Governo. Nós, actualmente, estamos a recolher informações para avaliar o seu desempenho”, referiu o governante, acrescentando que as autoridades vão continuar vigilantes.

      Uma das novidades na proposta de orçamento para o próximo ano é, então, a actualização salarial dos trabalhadores da Função Pública. Depois de terem estado congelados durante os três anos da pandemia, no próximo ano os trabalhadores da Função Pública vão ter aumentos de 3,3%. “Consideradas as opiniões apresentadas pela Comissão de Avaliação das Remunerações dos Trabalhadores da Função Pública, propõe-se na presente proposta de lei o aumento do valor do índice 100 da tabela indiciária da Função Pública de 9.100 patacas para 9.400 patacas, com efeitos a partir de 1 de Janeiro de 2024”, lê-se na nota justificativa da proposta de orçamento para o próximo ano.