Edição do dia

Quinta-feira, 22 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nevoeiro
23.9 ° C
27.6 °
22.9 °
88 %
2.1kmh
75 %
Qui
24 °
Sex
21 °
Sáb
20 °
Dom
21 °
Seg
20 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Cultura Actividades complementares ao “Iluminar Macau” invadem a cidade em Dezembro

      Actividades complementares ao “Iluminar Macau” invadem a cidade em Dezembro

       

      Tendas de comida tailandesa na Rua de Abreu Nunes, uma zona de campismo na praça em frente à EPM, um campo de patinagem simulada no antigo canídromo, ‘flash mobs’ e espectáculos entregues por encomenda por toda cidade. O Festival Cultural da Tailândia, “Creative Camp Marketplace”, o “Iluminar o Paraíso de Gelo e Neve” o “Light Up! F’art for U” são iniciativas anunciadas pela DST para o próximo mês.

       

      A Direcção dos Serviços de Turismo (DST) acaba de anunciar mais detalhes da programação festiva para Dezembro, revelando algumas estratégias desenvolvidas para impulsionar a “economia comunitária” e trazer mais cultura e animação a diferentes bairros da cidade. Aproveitando o arranque do “Iluminar Macau 2023” no início de Dezembro, a DST decidiu criar duas actividades de extensão do festival de luzes e iluminação da cidade: “Light Up! F’art for U” e “Iluminar o Paraíso de Gelo e Neve”.

      A primeira iniciativa que, de acordo com a entidade responsável, pretende “transformar toda a região de Macau num parque de vídeo mapping”, recorre aos locais onde já estão planeadas as actuações do “Iluminar Macau 2023”, criando aí três actividades. As primeiras são diversas ‘Flash Mobs’, que no dia 2 de Dezembro vão decorrer nestes locais. Depois, nos dias 9, 10, 16 e 17 de Dezembro, vai ser possível fazer uma encomenda de um espectáculo artístico por encomenda “F’art for U”, bastando para isso fazer um pedido através da aplicação móvel da iniciativa.

      Depois de feita a reserva, o espectáculo artístico pode ser entregue em qualquer ponto da cidade. Para mais informações sobre as actividades e como encomendar estas actuações do “F’art for U”, é preciso digitalizar o código QR no cartaz do evento, e prestar atenção às informações na conta oficial da actividade, esclareceu a DST. Por último, nos dias 6, 7, 13, 14, 20 e 21 de Janeiro, será ainda instalado na zona de lazer da Rua do General Ivens Ferraz, no Patane, um local dos veículos exclusivos do “Iluminar Macau 2023” para a entrega das encomendas.

      Todos os sábados a partir de 9 de Dezembro e até 14 de Janeiro de 2024, o Canídromo de Macau vai acolher o evento “Iluminar o Paraíso de Gelo e Neve”: este incluirá um campo de patinagem simulada no Canídromo de Macau, instalações luminosas, um parque de diversões, workshops para pais e filhos e jogos interactivos. Durante o período da actividade, aqueles que consumirem determinado montante em lojas na Zona Norte podem, mediante a apresentação de recibo, ter a oportunidade de participar no campo de patinagem simulada ou num workshop para pais e filhos. A actividade, em conjunto com as lojas típicas da Zona Norte, promoverá ainda a economia comunitária através da oferta de cupões de gastronomia, acrescentou ainda a DST.

      No bairro que já há muitos anos é associado com a comunidade tailandesa, vai decorrer no fim de semana de 9 e 10 de Dezembro o “Festival Cultural da Tailândia”, que este ano conta com actuações, actividades de distribuição de arroz e várias tendinhas de gastronomia apresentadas por restaurantes tailandeses locais. Monges tailandeses foram também convidados a rezar na Rua de Abreu Nunes, numa celebração das “características da mistura de culturas diversificadas de Macau, atraindo residentes e visitantes a entrarem nos bairros comunitários, beneficiando as lojas dos bairros”, defenderam as autoridades.

      Por fim, um parque de campismo criativo, o “Creative Camp Marketplace”, vai ser montado na Praça da Amizade, em frente à Escola Portuguesa de Macau, nos fins de semana de 15 a 17, 22 a 24, e 30 e 31 de Dezembro, das 16h00 às 20h30. Tomando como tema a estética e cultura do campismo, a feira cultural, criativa e gastronómica vai ainda ter workshops de artesanato criativo, actividades de pintura artística e espectáculos. No local vai ser possível adquirir produtos únicos e originais, e ainda criar produtos artesanais originais como lembrança “do encanto único da cultura local de Macau”.

      A DST acrescentou ainda que a “feira tem como objectivo incentivar a promoção e o intercâmbio de produtos originais de Macau, permitindo aos residentes e visitantes experienciarem a criatividade cultural e artística de Macau e promover a integração intersectorial de ‘turismo + cultura criativa’”.