Edição do dia

Sábado, 9 de Dezembro, 2023
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
22.2 ° C
23.9 °
21.9 °
94 %
2.1kmh
40 %
Sáb
24 °
Dom
23 °
Seg
24 °
Ter
25 °
Qua
21 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Desporto Luke Browning sagra-se campeão na prova rainha do Grande Prémio de Macau

      Luke Browning sagra-se campeão na prova rainha do Grande Prémio de Macau

       

      Luke Browning, que se estreava no Circuito da Guia, foi o grande vencedor da prova de Fórmula 3 do Grande Prémio de Macau. Numa corrida com interrupções prolongadas, o britânico ficou à frente de Dennis Hauger e de Gabriele Minì, que ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

       

      Chegou ao fim a 70.ª edição do Grande Prémio de Macau, que culminou na vitória de Luke Browning na prova de Fórmula 3. Nesta, que é considerada a prova rainha do Grande Prémio, o britânico da Hitech Pulse-Eight foi o mais rápido, completando as 15 voltas do Circuito da Guia em 1:35:08.337, menos 0.347 do que o norueguês da MP Motorsport Dennis Hauger e menos 0.699 do que o italiano Gabriele Minì, da SJM Theodore PREMA Racing.

      Mari Boya ficou na quarta posição. Em quinto ficou Richard Verschoor. No sétimo posto ficou Isack Hadjar. Zane Maloney foi o oitavo mais rápido e Oliver Goethe ficou no nono posto. Van Hoepen terminou em décimo lugar e Sophia Floersch acabou na 11.ª posição.

      A prova ficou marcada por vários acidentes, fazendo com que a corrida estivesse parada quase uma hora. Um dos acidentes mais aparatosos teve como protagonista o estónio Paul Aron, que chocou contra as barreiras de protecção na zona dos “Esses” da Solidão, deixando o carro em chamas. Aron saiu do carro sem danos físicos. Além de Paul Aron, outros cinco pilotos não se classificaram depois de sofrerem despistes: Nikola Tsolov, Sebastián Montoya, Charlie Wurz, Dino Beganovic e Alex Dunne.

      Após a corrida, na conferência de imprensa com os pilotos que ficaram no pódio, Luke Browning mostrou-se muito satisfeito com a vitória. “Para um jovem piloto, isto é um sonho. Adorei”, afirmou, admitindo que “não foi fácil” lidar com as interrupções constantes que fizeram com que a prova tivesse mais de uma hora e meia. Ainda assim, o piloto da Hitech Pulse-Eight disse estar “super grato” por poder correr no Circuito da Guia. “Adorei correr aqui”, sublinhou. “Parece surreal estar ao lado destes nomes [que já ganharam a prova de Fórmula 3 em Macau no passado]”, referiu.

      Dennis Hauger, que em 2021 foi campeão da FIA de Fórmula 3, começou por notar que, devido à fraca prestação nas provas de qualificação, começou com desvantagem na corrida de ontem. Desvantagem essa que acabou por ser compensada. “Foi por pouco, mesmo no limite. Demos tudo o que tínhamos”, disse o piloto na conferência de imprensa, acrescentando: “Foi uma grande batalha e, no final, fizemos um grande trabalho de equipa”. Descrevendo o Circuito da Guia como “muito louco” e “muito fixe”, Hauger afirmou mesmo que é uma das suas pistas favoritas.

      Já Gabriele Minì começou por dizer que, antes da corrida final, “não tinha grandes expectativas”, já que a pista “é muito difícil”. O terceiro classificado na prova de Fórmula 3 mostrou-se desapontado com o resultado final. “Não estou totalmente satisfeito com a terceira posição, especialmente depois de ter mostrado grande velocidade”, referiu, sublinhando: “Estou um pouco desapontado com a terceira posição, mas ainda assim acho que é bom resultado”.