“Pessoas, Lugar, Propósito e Poesia” é o nome da palestra que a arquitecta premiada Francine Houben trará a Macau, numa iniciativa do Instituto Cultural (IC) que irá ter lugar no dia 28 de Novembro pelas 19h no Grande Auditório do Centro Cultural de Macau. A arquitecta, que é directora criativa e sócia fundadora da Mecanoo Architecten, o atelier de arquitectura responsável pelo design do projecto da Nova Biblioteca Central de Macau, vem a Macau para “partilhar os seus conceitos criativos únicos através das suas obras”, indicou o IC em nota. Houben explicará como criar espaços urbanos vivos e inovadores que cumpram as exigências funcionais da arquitectura e exemplifiquem o conceito de busca de harmonia entre o elemento humano e o espaço, dando também a conhecer detalhes da sua experiência de grandes projectos arquitectónicos de cariz cultural e projectos de construção que integram as funções dos espaços urbanos.
Francine Houben foi professora de estética da mobilidade na Universidade de Tecnologia de Delft, tendo também leccionado na Universidade de Harvard, na Universidade de Yale e na Accademia di architettura de Mendrisio. Recebeu vários prémios internacionais, como o Prix des Femmes Architectes em 2019 e o Prémio Europeu de Arquitectura em 2021.
A palestra é aberta a maiores de 15 anos de idade e será proferida em inglês, sendo disponibilizado o serviço de tradução simultânea para cantonense e mandarim. Os interessados poderão inscrever-se através da secção “Inscrição em Actividades” da Conta Única de Macau entre os dias 18 e 23 de Novembro. Caso o número de pessoas inscritas ultrapasse o número máximo de vagas, os participantes serão seleccionados por sorteio, sendo os admitidos notificados por SMS. Não haverá lugares marcados. Mais informações sobre a palestra estão disponíveis na página electrónica do IC, ou na conta “IC_Art_Macao” no WeChat ou Facebook.