Edição do dia

Quinta-feira, 29 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nevoeiro
17.9 ° C
17.9 °
16.9 °
88 %
2.6kmh
40 %
Qui
21 °
Sex
17 °
Sáb
16 °
Dom
20 °
Seg
22 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Sociedade Resultado de investigação científica da UPM publicado em revista internacional

      Resultado de investigação científica da UPM publicado em revista internacional

       

      Uma equipa de investigação, liderada por Yuan Xiaochen, professora adjunta da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Politécnica de Macau (UPM), publicou na revista académica de renome internacional “Expert Systems with Applications” um artigo académico sobre os resultados de pesquisa da tecnologia de marca de água múltipla, intitulado “Marca de água múltipla paralela usando correlação adaptativa entre blocos” (Parallel Multiple Watermarking Using Adaptive Inter-Block Correlation).

      De acordo com a instituição, a revista “Expert Systems with Applications” é uma revista académica internacional de topo em áreas como a Ciência de Computação e a Inteligência Artificial, sendo uma publicação que se encontra no 5.º lugar entre as revistas da área da Inteligência Artificial, no Ranking do Índice-H5 do Google Scholar e reconhecida como revista de nível A pela Associação Chinesa de Inteligência Artificial.

      A UPM salientou que, “com o desenvolvimento da Internet e dos dispositivos electrónicos, as imagens digitais tornaram-se mais acessíveis ao público, ao mesmo tempo que surgiram mais casos de uso não autorizado de imagens de terceiros para fins comerciais”, pelo que a protecção dos direitos de autor das imagens digitais está a ganhar cada vez mais importância, com objectivo de criar um ambiente de rede saudável e seguro.

      “A marca de água digital é um método confiável de reconhecimento de direitos autorais que incorpora informações dos direitos de autor em imagens digitais, criando desta forma marcas de água digitais. Algumas tecnologias especiais podem ser usadas para extrair informações das marcas de água inseridas na imagem para reconhecimento dos direitos de autor, se necessário”, explicou.

      Neste caso, a equipa incorpora a tecnologia de “Parallel Multiple Watermarking” e mais tecnologias como do algoritmo de complexidade das linhas, para que as marcas possuam melhor impercetibilidade e robustez. O grupo de investigação analisou teoricamente a racionalidade da incorporação paralela de várias marcas de água de forma ortogonal e validou a eficiência da incorporação paralela por meio de experiências que simularam vários ataques. “Os resultados mostram que o desempenho da solução tecnológica de marca de água múltipla proposta por este estudo é satisfatório, contribuindo assim para a construção de um ambiente de rede saudável e seguro, e também para o desenvolvimento de Macau como uma cidade inteligente com condições de vida ideais”, realçou.

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau