Edição do dia

Quinta-feira, 29 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
14.9 ° C
14.9 °
14.9 °
77 %
8.8kmh
40 %
Qui
15 °
Sex
16 °
Sáb
14 °
Dom
20 °
Seg
21 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Cultura Yaya Vai pinta quadros de flores como forma de sensibilização para a...

      Yaya Vai pinta quadros de flores como forma de sensibilização para a saúde mental  

       

      “Healing Garden” é o título da mostra de pintura de Yaya Vai, artista do território. Entre o dia 14 e 25 de Novembro, 30 telas da sua autoria estarão expostas na galeria da Fundação Rui Cunha. Este jardim curativo de Yaya Vai possui propriedades calmantes, com os seus tons em rosa, amarelo, roxo, tudo cores alegres. Gerberas, girassóis, margaridas também transmitem jovialidade, já que estas flores foram retiradas de histórias “das fadas das flores” de quando a pintora era criança.  Os quadros, que, de acordo com a organização, são de “diversos estilos, do realista ao abstracto”, exploram “variações do tema da cura e do relaxamento” pela forma como retratam “flores e cores na composição de bonitos jardins”.

      Através deste trabalho, explicou a pintora, pretende-se “trazer tranquilidade ao público, livrando-se temporariamente da preocupação e da pressão do dia a dia, mergulhando no belo mundo dos jardins. A ideia é sentir a harmonia e conectar com a natureza para recuperar energias”, explicou.

      A artista com um mestrado em Administração de Empresas considera que “nas sociedades modernas, muitas vezes ficamos sobrecarregados com o ritmo acelerado da vida e muitas vezes sentimo-nos tensos e cansados. No entanto, as pessoas começaram a perceber a importância da saúde física e mental e a buscar diversas formas de aliviar o stress e de relaxar”, argumentou. Para si, pintar foi uma forma que encontrou de aliviar o stress, e é por isso também que tem uma tendência para escolher temas florais e femininos, porque gosta de flores e estas servem-lhe como inspiração criativa. Através das suas obras, Yaya Vai espera ainda que se estimule a preocupação com a saúde emocional das mulheres.

      Inicialmente, a pintora começou por aprender desenho a lápis e pintura a óleo, obtendo posteriormente um certificado em Marketing e Gestão de Artes Visuais. As suas obras foram seleccionadas e exibidas em diversas exposições colectivas em Macau.

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau