Edição do dia

Quinta-feira, 22 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
neblina
21.5 ° C
23.9 °
20.9 °
100 %
3.1kmh
40 %
Qui
23 °
Sex
21 °
Sáb
20 °
Dom
21 °
Seg
20 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Desporto Estreia de Tiago Rodrigues no GPM no 20.º aniversário da Asia Racing...

      Estreia de Tiago Rodrigues no GPM no 20.º aniversário da Asia Racing Team

      A equipa Asia Racing Team celebra o seu 20.º aniversário com a participação no 70º Grande Prémio de Macau. Entre a formação de quatro carros inscritos na corrida de Fórmula 4 pela equipa fundada em Macau em 2003, estará o Tatuus F4 T421, que será conduzido pelo estreante piloto local Tiago Rodrigues.

       

      Tendo participado nos campeonatos de karting da RAEM, Tiago Rodrigues está a disputar a sua primeira temporada de monolugares este ano. Este salto para os fórmulas dificilmente poderia ter corrido melhor, com o jovem piloto de apenas 16 anos a afirmar-se como um dos pilotos mais rápidos da região, estando neste momento, e quando apenas falta uma prova para o fim da época, a liderar o Campeonato da China de Fórmula 4.

      Como a competição nacional chinesa utiliza ainda os monolugares de Fórmula 4 da primeira geração, e a prova do Circuito da Guia será realizada com os mais modernos Tatuus F4 T421 Abarth Gen 2, Tiago Rodrigues participou na prova de abertura do revitalizado Campeonato do Sudoeste Asiático de Fórmula 4 (F4 SEA) para se adaptar a um novo monolugar e a uma nova equipa. A experiência foi bastante positiva, terminando as três corridas nos lugares do pódio, somando um terceiro lugar e dois segundos. Este resultado colocou o piloto Asia Racing Team na frente do campeonato, antes deste rumar para as duas provas finais na Malásia.

      A Corrida de Macau de Fórmula 4 é uma prova extra-campeonato, que reunirá pilotos internacionais oriundos da Europa, Ásia, Japão e Austrália. Para Tiago Rodrigues: “Esta será a minha primeira participação no Grande Prémio de Macau e estou bastante entusiasmado com esta oportunidade. Esta corrida vai ser diferente das anteriores, pois este circuito é especial para mim e para qualquer piloto de Macau”, disse o jovem, citado por um comunicado da equipa.

      O piloto do território reconhece que este será um dos fins-de-semana mais exigentes que alguma vez teve que enfrentar: “O Grande Prémio será um desafio totalmente diferente, contra uma oposição de pilotos internacionais com muita experiência e conhecimento deste carro. Se conseguir manter um ritmo semelhante ao que tive na corrida de Zhuzhou, o que me deve colocar entre os dez primeiros, vou-me esforçar por isso. Sem dúvida que vai ser um fim de semana bastante exigente, mas estou empenhado em dar o meu melhor”, acrescentou.

      “Apesar da sua ainda curta experiência em fórmulas, o Tiago deu muito boas indicações na primeira prova da F4 SEA, em Zhuzhou. É um jovem promissor que quer sempre dar o seu melhor, mas todos sabemos que o Grande Prémio de Macau e o Circuito da Guia são uma realidade totalmente diferente de tudo o que estamos habituados ao longo do ano”, explica Rodolfo Ávila, Team Manager da Asia Racing Team. “Nesta sua estreia em Macau, queremos dar ao Tiago um carro em que ele se sinta confiante e possa progredir ao longo do fim de semana. Mais importante do que o resultado final, é que ele se divirta e que termine o fim de semana com o sentimento de missão cumprida”, acrescentou.

      Para além de Tiago Rodrigues, a Asia Racing Team vai também inscrever mais três monolugares para Kevin Xiao, do Interior da China, Enzo Yeah, do Taipei Chinês, e ainda para Marcus Cheong, outro piloto de Macau.

      Os monolugares da Corrida de Macau de Fórmula 4 serão os primeiros a “pisarem” o asfalto do Circuito da Guia, com uma sessão de treinos-livres de 30 minutos às 7h45. A sessão de Qualificação, que determina a grelha de partida para a Corrida de Qualificação, está agendada para as 15h45 de sábado.

      O dia decisivo de domingo arranca com a Corrida de Qualificação, de oito voltas, pelas 8h00, que vai definir as posições de partida da Corrida Final que está agendada para as 15h40, como corrida de encerramento do primeiro fim de semana do 70.º Grande Prémio de Macau.

       

       

      DESTAQUES

       

      “Esta será a minha primeira participação no Grande Prémio de Macau e estou bastante entusiasmado com esta oportunidade. Esta corrida vai ser diferente das anteriores, pois este circuito é especial para mim e para qualquer piloto de Macau”

       

      “O Grande Prémio será um desafio totalmente diferente, contra uma oposição de pilotos internacionais com muita experiência e conhecimento deste carro. Se conseguir manter um ritmo semelhante ao que tive na corrida de Zhuzhou, o que me deve colocar entre os dez primeiros, vou-me esforçar por isso. Sem dúvida que vai ser um fim de semana bastante exigente, mas estou empenhado em dar o meu melhor”

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau