Edição do dia

Quinta-feira, 22 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
neblina
21.9 ° C
25.4 °
20.9 °
100 %
3.1kmh
75 %
Qui
23 °
Sex
21 °
Sáb
20 °
Dom
21 °
Seg
20 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Cultura “HUSH!” volta a levar concertos e animação à praia de Hac Sá...

      “HUSH!” volta a levar concertos e animação à praia de Hac Sá e inova com festival de “bem-estar”  

      Depois de duas edições em que os concertos do festival de música do Instituto Cultural se focaram principalmente na península de Macau, a presente edição do “HUSH! Concertos na Praia” este ano volta a levar actuações ao vivo de música à praia de Hac Sá, com bandas locais e internacionais a animarem as tardes de sábado e domingo.

       

      Já são conhecidos os nomes das bandas internacionais e locais que este fim de semana actuam no Festival “Hush! Concerto na Praia”, com organização do Instituto Cultural (IC). Três palcos serão distribuídos pela zona da praia de Hac Sá, à semelhança de edições anteriores às da pandemia. No palco principal, o “Hot Wave”, no areal da praia, os concertos no sábado, dia 4, começam às 15h da tarde com o Hip Hop dos AVIBE. De seguida, às 15h50, a banda local The Hot Dog Express leva as suas composições originais de jazz e boa disposição a Coloane.

      Os convidados SULD sobem ao palco às 16h40 com a sua fusão de canto folclórico da Mongólia com sonoridades Folk e Rock, e às 17h40 é a vez da banda de Punk de Macau, os Free Yoga Mats, trazerem êxitos como “Go Robot” ao público presente. Daze in White, também de Macau, continuam a explorar uma sonoridade “metal” mais pesada, às 18h, e um pouco mais tarde, às 19h25, é chegada finalmente a vez da banda japonesa SOKONINARU trazer um rock mais ‘kawaii’ ao HUSH. Os WhyOceans, conhecida banda local de Post Rock voltam a actuar no festival às 20h25. As actuações de sábado terminam com um convidado surpresa às 21h55.

      O segundo palco, “Music Chill”, num relvado perto da zona de campismo do parque de Hac Sá, no sábado, conta com actuações a partir das 14h30 de Call of Daddy, The land of Children, Macau A Capella, Winifai, Whale Belly e INSPR’ D. No terceiro palco, o “Hush! Kids”, perto de uma zona de parque infantil, vão actuar os Rock KidZ, os Jazz Pink, os Drum Kids e BBA Trio.

      No domingo, o estilo RnB e Jazz da ‘big band’ do território thetiredeyes ft. JRD dão início aos concertos no palco principal, seguindo-se os chineses GAOFUNK, também numa estética Pop e com uma energia cheia de Funk. O ambiente vai ficar mais sério com a actuação dos Sleeping Forest, de Macau, que gostam de fundir Emo com Metalcore. Filipe & Friends prosseguem no palco principal, uma banda também de Macau que conta com vários músicos antigos da cidade. Os Blademark, conhecida banda de Rock Metal da RAEM liderada por Pakeong Sequeira, são a penúltima banda a actuar no domingo.

      O Festival “HUSH!” encerra com os Amazing Show, uma banda chinesa ‘cyber’ que “combina instrumentos experimentais artesanais de baixa tecnologia e configuração rock, fundindo elementos de rock, folk, vintage e música experimental numa magnífica actuação”, partilhou a organização. No domingo, o palco de música para as crianças vai contar com os Lazy Jones, LOOC, ACTPLUS, Flow Squad e a Macau Youth Orchestra. Já o palco secundário, de música mais calma, terá actuações dos Single Path, Ocean Walker, Ka O Overdrive Fusion Group, terminando com as canções originais de Benjamin Soares, o duo de Kelsey Wilhelm e Joana de Freitas Concrete/Lotus, e os Ghostly Park, dupla de DJs de DnB.

      O IC vai providenciar um serviço de autocarros gratuitos durante o fim de semana, com saídas a cada 30 minutos a partirem do edifício Banco Luso Internacional e a passarem pelo Terminal Marítimo do Porto Exterior antes de chegarem à praia de Hac Sá, e com uma segunda rota a partir do Parque Central da Taipa perto do bloco Orquídea dos Jardins Nova Taipa, e a passar pelo MGM Cotai (na paragem de autocarro B1) antes de chegar ao destino. Estes autocarros vão estar a efectuar o serviço em forma circular entre as 7h e 23h todo ao longo dos dois dias do festival.

      O programa completo do festival já arrancou na sexta-feira passada com workshops nas Oficinas Navais da banda local de Punk Pop SCAMPER, local que na quinta-feira, às 20h30, vai contar com um workshop de guitarra com o japonês Ichita Niko, que domina técnicas específicas de guitarra e vai ensinar ao presentes como fazer reverberação nas cordas daquele instrumento. Na sexta-feira, dia 3, às 19h30, quatro bandas locais vão actuar também nas oficinais navais, num evento intitulado “Upbeat Power”: os Bedroom Pirate, Funkroller com Jay Cueves, Deep Apocalypse e Splash Town.

      Entretanto, ainda na mesma zona da cidade, cruzeiros “musicais” com partida do cais da Barra ao som do DJ Saiyan ou Lobo decorreram na semana passada. Estas viagens temáticas de cruzeiro prosseguem desta feita com a “Saxperience” de Paulo Pereira, no dia 4 às 12h e 13h a partir da Barra, e o Dueto de Jazz de Hon Chon Chan e Chak Seng Lam, no dia 5 às mesmas horas e com início no mesmo local. As inscrições para estes eventos fecharam no dia 23 de Outubro.

       

      BEM ESTAR E YOGA NA PRAIA

       

      No mesmo fim de semana, e num recinto à parte com entrada paga com preços entre 300 e 800 patacas, o IC, juntamente com o MGM,  a Direcção dos Serviços de Turismo, o Instituto para os Assuntos Municipais e a Direcção dos Serviços de Assuntos Marítimos e de Água, está a organizar um “Festival do Bem-Estar Io~ga Urbano”, com o intuito de “criar uma enorme festa de integração entre a música ao ar livre e o Yoga, mostrando o encanto de Macau enquanto cidade turística e contribuindo para o desenvolvimento sustentável das indústrias de ‘big health’ e de turismo cultural em Macau”, indicou o IC.

      Com três zonas temáticas, o Zen Garden, Fit District, e The Playground, este festival de “bem estar” conta com mais de 40 instrutores de fitness e yoga, que vêm especialmente do estrangeiro para dar aulas neste festival. Coffee Lam, de Hong Kong, Jordan Yeoh, da Malásia, Amanda Bisk, ex-representante australiana na Federação Internacional do Desporto Universitário, Charles Fritzen, ex-representante nacional da Suécia, Josh Kramer, instrutor de yoga internacionalmente reconhecido da Nova Zelândia, e Choo Sung Hoon, participante famoso de uma competição “Reality TV” de fitness da Coreia do Sul, e Ivy Wang, conhecida professora da Yoga Alliance da China, vão “apresentar práticas tradicionais de Yoga e técnicas inovadoras de cuidados de bem-estar” ao longo dos dois dias.  Os participantes podem passar o dia a fazer exercício físico, dança, meditação e Yoga, havendo também diversas sessões para famílias, que contam com alguns intervenientes locais como a Gymnastics Club ou o Warrior Kids Club Boxing. Outra das novidades deste evento é o SUP Yoga, um tipo de yoga praticado na água em cima de pranchas de longboard.