Edição do dia

Quinta-feira, 29 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
14.9 ° C
14.9 °
14.9 °
77 %
8.8kmh
40 %
Qui
15 °
Sex
16 °
Sáb
14 °
Dom
20 °
Seg
21 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Política Aprovados 2.912 pedidos relativos ao plano de bonificação de juros para empresas

      Aprovados 2.912 pedidos relativos ao plano de bonificação de juros para empresas

      O Governo tinha prorrogado até 30 de Julho deste ano o prazo de candidatura ao “Plano de Bonificação de Juros de Créditos Bancários para aliviar o impacto negativo da epidemia nas empresas em 2022”, tendo recebido, no total, 3.089 pedidos. Até à semana passada tinham sido aprovados 2.912 pedidos, informou na sexta-feira Tai Kin Ip, director dos Serviços de Economia e Desenvolvimento Tecnológico.

       

      O Governo decidiu prorrogar até ao passado dia 30 de Julho o prazo para a apresentação de candidaturas ao “Plano de Bonificação de Juros de Créditos Bancários para aliviar o impacto negativo da epidemia nas empresas em 2022”. Tai Kin Ip revelou, na reunião plenária de sexta-feira da Assembleia Legislativa (AL), que, no âmbito desse plano, foram recebidos 3.089 pedidos, dos quais 2.912 tinham sido aprovados até à semana passada.

      Segundo o director dos Serviços de Economia e Desenvolvimento Tecnológico (DSEDT), o montante de créditos bonificados foi cerca de 4,52 mil milhões de patacas, envolvendo uma bonificação de juros no valor de cerca de 360 milhões de patacas.

      Em resposta às interpelações orais dos deputados Chui Sai Peng, Ip Sio Kai, Wang Sai Man e Zheng Anting, o governante lembrou também que foi prorrogado o prazo de reembolso relativo ao “Plano de Apoio a Pequenas e Médias Empresas”, “Plano de Apoio a Jovens Empreendedores” e “Plano de apoio especial às pequenas e médias empresas afectadas pelo tufão Hato”, até 31 de Janeiro do próximo ano. Entre 1 de Janeiro e 25 de Outubro de 2023, foram recebidos 1.849 pedidos, dos quais 1.787 foram aprovados, envolvendo um montante de ajustamento de cerca de 140 milhões de patacas, indicou Tai Kin Ip.

      O responsável disse ainda que, no âmbito do “Serviço de apoio para a digitalização do sistema backup das PME”, que visa, através da tecnologia, ajudar as PME no desenvolvimento, optimização da gestão e aumento da sua competitividade, havia 200 vagas, tendo sido recebidas 1.208 candidaturas qualificadas. Até à semana passada, 194 PME concluíram o curso de formação. De entre essas, 184 empresas concluíram o diagnóstico empresarial, das quais 129 já escolheram soluções digitais.

      Os deputados pediam detalhes sobre o plano de revitalização dos bairros antigos e Tai Kin Ip deu como exemplo o “Arraial na Ervanários 2023”, que já recebeu mais de 126 mil visitas. “De acordo com as estatísticas dos megadados das telecomunicações, em comparação com a altura em que a actividade ainda não tinha sido lançada, o número médio diário de pessoas que entraram na Rua dos Ervanários pelas Ruínas de São Paulo durante a actividade aumentou cerca de 21,1% em relação ao mês de Março, atingindo cerca de 20 mil por dia”, referiu.