Edição do dia

Quarta-feira, 28 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
16.9 ° C
16.9 °
16.9 °
82 %
3.6kmh
40 %
Qua
20 °
Qui
21 °
Sex
17 °
Sáb
15 °
Dom
20 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Política Fujian e Macau continuam a desenvolver sinergias em mais uma reunião de...

      Fujian e Macau continuam a desenvolver sinergias em mais uma reunião de cooperação  

      Diversos acordos e memorandos de cooperação foram assinados entre serviços de saúde, cultura e outros departamentos governamentais das duas regiões vizinhas. Macau e Fujian prosseguem com diversas iniciativas de cooperação no comércio, indústrias e turismo, uma ambição que vem dos tempos em que Xi Jinping trabalhava em Fujian, e acreditava que esta região devia colaborar mais com Macau, recordaram alguns dirigentes.

       

      Na passada quarta-feira, dia 25 de Outubro, na cidade de Fuzhou, respectivas delegações de Macau e Fujian e o Chefe do Executivo da RAEM, o secretário do Comité Provincial de Fujian do PCC, Zhou Zuyi, e o governador da província de Fujian, Zhao Long juntaram-se para aquela que foi a “4.ª Reunião de Cooperação” entre as duas regiões vizinhas. Na ocasião, também esteve o director do Gabinete de Ligação do Governo Central na RAEM, Zheng Xincong.

      Macau e Fujian concordaram em continuar a “aproveitar as vantagens de conectividade do duplo ciclo interactivo entre o País e o resto do mundo, a fim de se unirem na construção da ‘Uma Faixa, Uma Rota’, e beneficiarem das oportunidades oriundas da construção da Grande Baía Guangdong-Hong Kong e Macau e da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin”.

      O Chefe do Executivo expressou que desde que estas reuniões foram criadas, têm sido feitos vários avanços conjuntos nos domínios da economia e do comércio, das convenções e exposições, do turismo, da cultura, e da inovação tecnológica, “obtendo resultados notáveis”. Adiantando que a RAEM está a acelerar o desenvolvimento da indústria de ‘big health’, finança moderna, tecnologia de ponta e convenções, exposições e comércio, e cultura e desporto, afirmou acreditar que há “um amplo espaço de cooperação entre Macau e Fujian”, e que “Macau irá tirar proveito das vantagens do seu papel de plataforma entre a China e os países de língua portuguesa e explorar, em conjunto com Fujian, o mercado dos países de língua portuguesa”.

      Por seu turno, o secretário Zhou Zuyi realçou a longa história na relação entre Fujian e Macau, relembrando que Xi Jinping atribuiu grande importância e promoveu pessoalmente a cooperação e intercâmbio com Macau quando trabalhava em Fujian. “Nos últimos anos, o intercâmbio bilateral a nível da economia e comercial tornou-se cada vez mais estreito, a cooperação nos domínios da tecnologia e da educação foi aprofundada, e o intercâmbio cultural e humanístico enriqueceu e ficou mais diversificado”, salientou.

      No encontro, foram apresentados o balanço dos trabalhos desenvolvidos desde a terceira reunião e os domínios relevantes para a actual reunião. Os dignatários testemunharam a assinatura do “Memorando de Cooperação da 4.ª Reunião de Cooperação Fujian – Macau”, pela membro do Comité provincial do PCC e vice-governadora executiva do governo de Fujian, Guo Ningning e pelo secretário para a Economia e Finanças, Lei Wai Nong.

      Os mesmos dirigentes testemunharam ainda a assinatura do “Acordo sobre o Aprofundamento da Cooperação Económica e Comercial entre Fujian e Macau na Construção Conjunta da ‘Uma Faixa, Uma Rota’ entre o IPIM e o Departamento de Comércio da Província de Fujian”, do “Memorando de Intercâmbio e  Cooperação na área de Saúde entre Fujian e Macau” entre os Serviços de Saúde de Macau e a Comissão de Saúde da Província de Fujian, do “Acordo sobre a Expansão do Intercâmbio e da Cooperação Cultural entre Fujian e Macau” entre o Instituto Cultural da RAEM e o Departamento de Cultura e Turismo de Fujian, e do “Acordo sobre a Expansão da Cooperação Turística entre Fujian e Macau”, entre a Direcção dos Serviços de Turismo da nossa cidade, e o Departamento de Cultura e Turismo de Fujian.

      Após a reunião, o Chefe do Executivo e o director Zheng Xincong, acompanhados pelos dirigentes da província de Fujian e a delegação empresarial da RAEM deslocaram-se à Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Fujian, onde visitaram o Museu da cultura da medicina tradicional chinesa, a base de pesquisa clínica de síndromes da medicina tradicional chinesa, o salão de exposições de Planeamento Urbano da Nova Área Marginal da cidade de Fuzhou, e a Fujian Big Data Exchange.

       

      Chefe do Executivo em Xiamen

       

      Ho Iat Seng deslocou-se ontem à cidade de Xiamen, na continuidade da sua visita na província de Fujian, para visitar os projectos de ciência e tecnologia de topo gama, de finanças moderna e assistir à cerimónia de inauguração da“Semana de Macau em Xiamen-Fujian”.  Após a sua chegada, o Chefe do Executivo teve uma sessão de intercâmbio com os dirigentes da cidade de Xiamen para reforçar a cooperação entre as duas regiões. À tarde, deslocou-se à Universidade de Xiamen, e visitou o laboratório de referência do estado em ciências ambientais marinhas, “inteirando-se do posicionamento do laboratório que está focado na estratégia nacional de neutralização de carbono, de transformação da China em uma potência marítima e de civilização ecológica, iniciando vários estudos básicos e situações de aplicação destes estudos”, refere uma nota do Executivo. O governante visitou ainda a instituto nacional de diagnóstico e desenvolvimento de vacinas para doenças infecciosas da mesma Universidade. Posteriormente, o Chefe do Executivo visitou o Banco Internacional de Xiamen, assistiu à cerimónia de lançamento do serviço de financiamento às pequenas e micro empresas de Fujian pelo Grupo do Banco Internacional de Xiamen e Transacção de Bens Financeiros de Micro Connect (Macau), em que assistiu ainda a uma palestra com os dirigentes do Banco, trocando impressões sobre o desenvolvimento do sector de finanças moderna. À tarde, Ho Iat Seng e a comitiva estiveram presentes na cerimónia de inauguração da “Semana de Macau em Xiamen‧Fujian”, e assistiram ao espectáculo de ‘vídeo mapping’, assim como visitaram os expositores do evento.