O centenário do nascimento do autor macaense Henrique de Senna Fernandes vai ser assinalado pelo Instituto Cultural de Macau com diversas actividades em que se incluem duas palestras na Casa da Literatura, uma exposição online, e a projecção do filme “Trança Feiticeira” na Cinemateca Paixão no dia 15 de Outubro, dia do centenário.
Com o intuito de “profundar o conhecimento do público sobre a cultura e a literatura sino-lusófona de Macau, bem como para homenagear este escritor macaense que deu um contributo significativo para a literatura de Macau”, o IC convidou o filho do escritor, Miguel de Senna Fernandes, e do conceituado investigador da literatura portuguesa, Yao Jingming, para orientarem duas palestras temáticas nos dias 14 e 15 de Outubro na Casa da Literatura de Macau, junto ao Tap Seac. Com uma sessão em cantonense e outra em português, as palestras vão ter como temas o “Eterno Feminino – Discussão sobre as figuras femininas retratadas nos romances de Henrique de Senna Fernandes” e “Macau pelos olhos de Henrique de Senna Fernandes”. “Através do diálogo, as obras literárias de Henrique de Senna Fernandes, o seu estilo de escrita e as características sociais e culturais de Macau pelos seus olhos, entre outros aspectos” serão abordadas nestas palestras de entrada livre. Paralelamente, uma exibição especial do filme “A Trança Feiticeira”, baseada na clássica obra de Henrique de Senna Fernandes com o mesmo nome, está agendada para as 15h do dia 15 de Outubro na Cinemateca Paixão. Os interessados em participar nas palestras ou na sessão de cinema podem efectuar inscrição através do “sistema de inscrição de actividades” da Conta Única de Macau.
A exposição “Na Ponta da Caneta – Exposição Online pelo 100.º Aniversário do Nascimento de Henrique de Senna Fernandes”, irá posteriormente ficar disponível na página electrónica da Casa da Literatura de Macau. “A exposição temática online visa apresentar a vida, as obras publicadas e os excertos literários de Henrique de Senna Fernandes, bem como comentários e estudos sobre o autor, para dar a conhecer ao público a riqueza do valor literário e das realizações culturais associadas ao escritor”, indicou a nota do IC.
Henrique de Senna Fernandes (1923–2010), escritor e advogado de renome de Macau com notáveis realizações literárias, “tinha uma capacidade admirável para retratar as características da fusão entre as culturas chinesa e ocidental em Macau, através das suas narrativas”, recordou o IC, acrescentando ainda que o instituto publicou várias obras suas, incluindo “A Trança Feiticeira”, “Amor e Dedinhos de Pé”, “Os Dores”, “A Noite Desceu em Dezembro”, “NAM VAN”, “MONG-HÁ”, entre outras.