Edição do dia

Sábado, 9 de Dezembro, 2023
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
23.4 ° C
25.4 °
22.9 °
88 %
4.1kmh
40 %
Sáb
23 °
Dom
23 °
Seg
24 °
Ter
26 °
Qua
21 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Cultura Dança dos leões: Campeonato MGM no Templo de A-Ma e artesanato nas...

      Dança dos leões: Campeonato MGM no Templo de A-Ma e artesanato nas oficinas navais  

      Competições da dança do leão, workshops de confecção de máscaras de leão e outras demonstrações de artesanato vão estar em destaque até dia 7 de Outubro na praça da Barra, em frente ao Templo de A-Ma. A MGM leva o seu campeonato da dança do leão pela primeira vez à mais antiga zona antiga da cidade, organizando um evento mais extenso como forma de celebrar o 10.º aniversário da competição, e de divulgar a arte de Lingnan, que que faz parte da lista chinesa de património imaterial.

       

      Estreou ontem o “MGM Lion Dance Festival”, um evento de 15 dias co-organizado pela MGM e com curadoria da Federação da Dança do Leão de Foshan e o apoio da Foshan Lianshang. A praça em frente do Templo de A-Ma e as oficinas navais no.2 vão albergar exposições, instalações, workshops e demonstrações associadas à dança do leão do sul da China. Um grupo de artesãos de Foshan Liansheng vão estar diariamente nas oficinas navais para demonstrar como se produzem as máscaras e outros detalhes de artesanato de dança do leão, sendo as suas peças acabadas utilizadas para exibição pública no local.

      Associado ao evento está o “Campeonato Internacional de Dança do Leão – Taça MGM”, que também se estreia na Praça da Barra. Em frente ao Templo de A-Ma, nos dias 6 e 7 de Outubro, este campeonato contará com a participação de 17 grupos de dança do leão do sul oriundos de 12 países e regiões. China continental, Macau, Hong Kong, Taiwan, Malásia, Indonésia, Vietname, Myanmar, Tailândia, Filipinas, Itália e Japão vão competir pelos prémios da dança do leão, num concurso que será também transmitido em direto através da página da MGM e outras plataformas online. Na sexta-feira, dia 6, o campeonato arranca às 10h10 com uma parada da dança do leão, seguida da categoria júnior às 11h, jovem às 14h30, e de mulheres às 16h. No sábado, 7 grupos da categoria “estilo livre” vão competir às 10h, e outras 4 às 14h30. A cerimónia de prémios está agendada para as 16h30 acrescentou ainda a MGM em comunicado.

      Ontem, a cerimónia de abertura do festival, que este ano celebra uma década, contou com a presença de Leong Wai Man, presidente do Instituto Cultural e também representante do secretário para os Assuntos Sociais e Cultura de Macau, Yin Rutao, director adjunto do Departamento de Publicidade e Cultura do Gabinete de Ligação do Governo Popular Central na RAEM, Maria Helena de Senna Fernandes, directorados Serviços de Turismo; Lam Lin Kio, presidente substituto do Instituto do Desporto, Wong Ka Ki, director adjunto do Instituto de Educação e Desenvolvimento da Juventude; Deng Weijie, presidente da Federação de Dança do Dragão e do Leão de Foshan, e Kenneth Feng, presidente e director executivo da MGM China.

      Na ocasião, Kenneth Feng referiu que a MGM tem-se inspirado na cultura tradicional chinesa para organizar eventos inovadores de turismo cultural internacional. “Como o nosso concurso anual de dança do leão entra este ano na sua 10.ª edição, pretendemos abrir novos caminhos, organizando o concurso de dança do leão e o ‘MGM Lion Dance Festival’ na Barra, um património mundial, para permitir que as pessoas se divirtam com esta forma antiga de cultura popular de Lingan. O nosso objectivo é criar um ponto de turismo cultural original para comunidade durante as férias, convidando também os turistas internacionais a desfrutarem da emoção do concurso de dança do leão, a terem uma experiência prática do encanto cultural Lingnan, e a mergulharem na rica cultura da zona patrimonial de Macau”, salientou.

      Huang Jiali, artesão do Foshan Liansheng, quis transmitir a sua gratidão à entidade organizadora. Recordando que as artes marciais e o artesanato da dança do leão representam a cultura tradicional chinesa e têm “um profundo valor cultural, e foram inseridas na primeira selecção da Lista Nacional do Património Cultural Imaterial”. O artesão sublinhou que para além da dança do leão, todo o trabalho em papel, bambu e tecidos por detrás da produção manual de adereços de palco é uma arte que também merece ser reconhecida. “Acreditamos que este festival nos ajudará a alcançar um público mais vasto, promovendo o artesanato da dança do leão de Lingnan e fazendo-o chegar a mais pessoas através de Macau, um destino urbano internacional”, defendeu.