Edição do dia

Sexta-feira, 24 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
25.8 ° C
25.9 °
24.9 °
89 %
3.1kmh
40 %
Qui
26 °
Sex
26 °
Sáb
26 °
Dom
28 °
Seg
29 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioGrande ChinaEUA aprovam ajuda militar a Taiwan sob programa reservado a nações soberanas

      EUA aprovam ajuda militar a Taiwan sob programa reservado a nações soberanas

       

      O governo dos Estados Unidos aprovou a primeira transferência de equipamento militar para Taiwan ao abrigo de um programa geralmente reservado à assistência a estados soberanos e independentes, foi ontem divulgado.

      O Departamento de Estado notificou o Congresso sobre a venda, referindo que o material “será usado para fortalecer as capacidades de autodefesa de Taiwan”, noticiou a agência Associated Press (AP). O pacote representa apenas 80 milhões de dólares dos 2.000 milhões de dólares que o Congresso reservou para este programa. Mas as implicações da utilização do chamado programa de ‘financiamento militar estrangeiro’ (FMF, na sigla em inglês) pode criar conflitos com a China.

      As autoridades chinesas protestam veementemente contra todas as vendas de armas dos EUA à ilha autónoma e já instaram Washington a “cancelar imediatamente” o seu mais recente plano de venda de equipamento militar.

      Na semana passada, o Departamento de Estado tinha divulgado que o gabinete do representante Cultural e Económico de Taiwan pediu ao Governo norte-americano autorização para a venda a Taiwan de aviões de combate F-16 e de sistemas de rastreamento por infravermelhos. O pedido formal do comprador é o primeiro passo no processo de venda de armas militares dos EUA para o exterior.

      Em seguida, o Departamento de Estado autoriza a venda, que depois passa pelo Congresso, que deve estudá-la, antes de poder dar autorização. O pedido inclui material de apoio para as aeronaves de combate, munições, ‘software’ e equipamentos para treino militar.

      O anúncio surge menos de um mês depois de a Casa Branca ter anunciado um pacote de ajuda militar de 345 milhões de dólares para Taiwan, retirados do orçamento do Pentágono e não do programa de vendas militares estrangeiras, como é habitual.

      As autoridades dos EUA foram rápidas a divulgar que o fornecimento de financiamento do FMF a Taiwan não representava uma mudança de política face à ilha.

      A notificação do Departamento de Estado ao Congresso, obtida pela AP, não especifica quais equipamentos ou sistemas militares seriam pagos através do FMF, que aplica o dinheiro dos contribuintes norte-americanos para pagar o fornecimento de material a países estrangeiros.

       

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau