Edição do dia

Domingo, 19 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva moderada
25.9 ° C
26.9 °
25.9 °
83 %
6.7kmh
40 %
Dom
25 °
Seg
24 °
Ter
25 °
Qua
25 °
Qui
25 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioEconomiaIPIM leva 28 empresas de Macau a Tianjin para promover produtos locais...

      IPIM leva 28 empresas de Macau a Tianjin para promover produtos locais e lusófonos  

      Um total de 28 empresas locais vai juntar-se à “Semana de Macau em Tianjin” com a missão de promover os produtos de Macau e produtos dos Países de Língua Portuguesa. De acordo com o Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM), um quinto das empresas participa pela primeira vez no evento para explorar o mercado do interior da China. Em paralelo, os Serviços de Turismo vão realizar um festival de gastronomia em Tianjin, onde dois chefs de Macau irão apresentar a cozinha portuguesa e macaense.

       

      As autoridades anunciaram ontem que a iniciativa “Semana de Macau em Tianjin” vai contar com a presença de 28 empresas de Macau com produtos fabricados em Macau, produtos de marca de Macau e agenciamento de produtos dos Países de Língua Portuguesa.

      Com organização também do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM), as empresas vão participar na exposição e venda, durante cinco dias consecutivos a partir de amanhã, e apresentar os produtos “característicos e de alta qualidade” de Macau e dos países lusófonos ao público local e aos turistas da cidade situada próximo de Pequim.

      O IPIM revelou que a exposição e venda na iniciativa desta vez terá produtos ainda mais diversificados em comparação com outras promoções de rua realizadas no passado, abrangendo souvenirs gastronómicos típicos de Macau e dos Países de Língua Portuguesa, bem como bebidas alcoólicas, café, produtos de saúde, artesanato, loiça, vestuário, produtos de higiene pessoal, perfumes e óleos essenciais naturais.

      Sublinhou o organismo que 20% das empresas juntam-se na exposição pela primeira vez, “aproveitando a Semana de Macau para levar os produtos de Macau ao mercado do interior da China”.

      De acordo com o IPIM, serão convidados KOL (‘Key Opinion Leaders’) para apresentar os destaques da venda, e os consumidores podem também encomendar produtos típicos de Macau e dos países de língua portuguesa através de uma plataforma online e recebê-los em casa. No local da exposição, quando o consumo atingir um determinado valor, os clientes poderão participar num jogo cujos prémios incluem “guloseimas dos países de língua portuguesa e presentes de estilo português”.

      A zona de exposição, por sua vez, será decorada com elementos interactivos inspirados nas imagens de Macau e dos países lusófonos, e vai apresentar produtos representativos de nove países lusófonos e 60 produtos reconhecidos pelo “Programa de Certificação da Qualidade dos Produtos de Macau” (“M-Mark”).

      O IPIM vai organizar o Seminário de Intercâmbio Comercial Tianjin-Macau na sexta-feira, com o objectivo de criar uma plataforma de cooperação mútua e de expansão do mercado entre os empresários de Tianjin e de Macau. Haverá no local uma exposição de produtos de Macau e dos países de língua portuguesa, prova de alimentos e bebidas, intercâmbio de negócios e serviços das bolsas de contactos.

       

      TURISMO E GASTRONOMIA

       

      Recorde-se que a promoção de rua “Semana de Macau em Tianjin” terá lugar de 31 de Agosto a 4 de Setembro na rua pedonal Heping Lu (Jinjie), com o objectivo de divulgar a atracção de Macau como Cidade Criativa de Gastronomia, e atrair os visitantes do interior da China a visitarem e consumirem em Macau, “escolherem Macau para celebrar a Festa do Bolo Lunar e a semana dourada pelo Dia Nacional da China, entre outros feriados, para continuar a dinamizar o mercado de visitantes do interior da China”.

      Segundo a Direcção dos Serviços de Turismo (DST), sendo a segunda paragem deste ano da mega promoção, a “Semana de Macau em Tianjin” vai estrear os elementos turísticos, comerciais, culturais, criativos, desportivos e de entretenimento de Macau, tendo actuações regulares de grupos de animação artística, incluindo de actores de Tianjin convidados para apresentar o diálogo cómico “Excursão Alegre a Macau” e a exibição dum espectáculo de vídeo mapping sobre Macau na fachada do Antigo Hotel de Comunicações.

      O evento paralelo do Festival de Gastronomia Sabores de Macau, que é organizado pela DST, em conjunto com a Sands China e o hotel The St. Regis Tianjin, com o apoio da Macau Beer, vai dar início nesta quarta-feira. A promoção gastronómica decorrerá entre 31 de Agosto a 10 de Setembro, todas as quintas-feiras a domingos, no restaurante Riviera do hotel The St. Regis Tianjin, em formato buffet.

      Dois chefs de restaurantes da Sands China estarão em Tianjin para preparar pratos cantoneses, portugueses e macaenses.