Além de planear adicionar a ‘Cotai Strip’ no percurso da Maratona Internacional de Macau, o Governo deve ainda estudar o aproveitamento da Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau como rota para as corridas no futuro, defende o deputado Leong Sun Iok.
Reagindo à resposta do Instituto do Desporto (ID) em relação a uma interpelação anterior, o deputado saúda a determinação do Governo de optimizar o evento desportivo e melhorar a experiência dos atletas da maratona, através da inclusão da ‘Cotai Strip’ no percurso da Maratona Internacional de Macau, bem como acrescentar a utilização de ‘chips’ para apresentar os resultados de cada atleta.
Já não é a primeira vez que o deputado solicita um percurso diversificado para a maratona em Macau. Leong Sun Iok, citado pelo Jornal Ou Mun, recordou que o documento de consulta do “Plano de Desenvolvimento da Diversificação Adequada da Economia da RAEM (2024-2028)” prevê a criação de eventos desportivos em conjunto com as cidades da Grande Baía, através de um mecanismo de cooperação.
A secretária para os Assuntos Sociais e Cultura, Elsie Ao Ieong, revelou anteriormente que o Governo estudou a utilização da Ponte do Delta como pista fechada para as corridas, mas era necessária a comunicação entre os governos dos três locais, pelo que ainda não foi anunciada qualquer novidade para esse plano. “O desenvolvimento do desporto em Macau é limitado por factores como a pequena dimensão do território e é difícil realizar grandes eventos desportivos, espera-se que o Governo possa promover a maratona na Ponte como uma iniciativa de cooperação da Grande Baía”, realçou.
Tornar a Maratona Internacional de Macau mais atractiva também é um dos pedidos de Leong Sun Iok, que sugeriu que a corrida seja ainda mais ligada com os elementos turísticos e culturais de Macau, articulando com os bairros antigos revitalizados como a Antiga Fábrica de Panchões Iec Long na Taipa e os Estaleiros Navais de Lai Chi Vun em Coloane, de forma a atrair turistas a participar na maratona em Macau.
Recorde-se que as autoridades de Hong Kong anunciaram no mês passado que vai ser realizada em Novembro a primeira edição da meia-maratona na Ponte do Delta, embora limitada ao troço da ponte responsável por Hong Kong, com um comprimento de cerca de 10,5 quilómetros.