Edição do dia

Domingo, 25 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
13.7 ° C
15.9 °
13.2 °
72 %
4.6kmh
20 %
Dom
16 °
Seg
19 °
Ter
20 °
Qua
20 °
Qui
21 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Internacional Boeing prevê primeiro teste de voo tripulado da cápsula Starliner em Março...

      Boeing prevê primeiro teste de voo tripulado da cápsula Starliner em Março de 2024

      A NASA e a Boeing esperam ter a nave espacial CST-100 Starliner pronta para o primeiro teste de voo tripulado até Março de 2024, uma data que dependerá da aprovação de uma série de testes técnicos e de segurança.

      Numa videoconferência realizada esta segunda-feira, responsáveis da agência espacial norte-americana e da empresa privada de aeronáutica destacaram os “enormes avanços alcançados desde Junho” e os avanços na resolução de vários problemas detectados nos paraquedas e nas fitas de fibra de vidro P-213, que protegem os cabos do veículo contra o atrito.

      Steve Stich, director do Programa de Tripulação Comercial da NASA, manifestou-se orgulhoso pelo esforço e progresso feito pela equipa da NASA e da Boeing na abordagem aos “fatores de segurança” dos paraquedas, um “sistema de segurança crítico que foi redesenhado” e completamente revisto. Este responsável mostrou-se também otimista, apesar dos atrasos e contratempos de engenharia, referindo que a NASA e a Boeing continuam “a trabalhar no progresso do teste de voo da tripulação”. “Concluímos 98% das certificações desse voo”, requisito necessário para que a NASA comece a operar voos regulares para a Estação Espacial Internacional (ISS), acrescentou.

      As equipas aeroespaciais, por outro lado, continuam a trabalhar no ‘software’, que está a ser analisado por equipas independentes para “garantir que nada fique sem solução”. “No geral, estamos a fazer um tremendo progresso em direcção ao voo”, destacaram.

      O vice-presidente da Boeing e diretor do programa Starliner, Mark Nappi, destacou o “esforço impressionante de ambas as equipas” na resolução dos problemas detetados, sobretudo aquele relacionado com o paraquedas, cujos testes de queda poderão ser realizados em novembro.

      Para Joel Montalbano, diretor de programa da ISS na NASA, a nave espacial Starliner “continua a ser uma alta prioridade” para o programa de voos até ao laboratório espacial, que actualmente são realizados apenas com naves da SpaceX. “Ter um segundo fornecedor de tripulação é muito importante para a agência, a ISS e para os nossos programas. E isso é algo que estamos a trabalhar duramente para alcançar”, salientou Montalbano.

      Questionados sobre as datas estimadas para a missão à ISS, os especialistas disseram que, caso o teste de voo da tripulação seja realizado no próximo mês de março, é possível que a missão chegue à estação espacial no segundo semestre de 2024 ou 2025.

      A Boeing recebeu da agência espacial 5.000 milhões de dólares em contratos para construir a Starliner, de acordo com a estação CNBC. O desenvolvimento da Starliner faz parte do programa da NASA para utilizar veículos desenvolvidos e operados por empresas privadas para fazer viagens à ISS.

       

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau