Edição do dia

Quarta-feira, 22 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
24.7 ° C
24.9 °
24.3 °
94 %
3.1kmh
40 %
Ter
25 °
Qua
25 °
Qui
26 °
Sex
27 °
Sáb
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioDesportoMacau defronta Myanmar na corrida ao Mundial2026

      Macau defronta Myanmar na corrida ao Mundial2026

      A selecção de futebol de Macau vai jogar com Myanmar e a equipa de Timor-Leste com Taiwan na eliminatória preliminar de apuramento da Ásia para o Mundial2026. As partidas serão realizadas a 12 e 17 de Outubro.

       

      A selecção de futebol de Macau vai medir forças com o Myanmar na eliminatória preliminar de apuramento da Ásia para o Mundial2026. Timor-Leste, por sua vez, vai defrontar Taiwan.

      Macau e Timor-Leste vão disputar a primeira mão fora de casa a 12 de Outubro, de acordo com o sorteio, realizado na quinta-feira à noite na sede da Confederação Asiática de Futebol, em Kuala Lumpur.

      As duas selecções vão depois receber Myanmar e Taiwan, respectivamente, a 17 de Outubro, sendo que os horários e locais dos quatros jogos ainda estão por confirmar.

      Os vencedores da eliminatória preliminar vão qualificar-se para a fase de grupos, onde Macau poderá cair no Grupo B, com o Japão, a Síria e a Coreia do Norte, e Timor-Leste no Grupo D, com Omã, Quirguistão e Malásia.

      Em Março, a selecção de futebol de Macau tornou-se numa das últimas do mundo a regressar aos jogos, depois de uma interrupção de quase três anos imposta pela pandemia da covid-19.

      Depois de uma derrota por 1-0 numa partida amigável com Singapura, realizada em Macau, a 28 de Março, a selecção da RAEM perdeu precisamente com Myanmar, por 2-0, a 19 de Junho, noutro jogo de preparação disputado em Dalian, no norte da China.

      Antes da partida com Singapura, o seleccionador de Macau, Lázaro Oliveira, disse à Lusa existir a possibilidade de convocar residentes de Macau a jogar em Portugal para a eliminatória preliminar de apuramento para o Mundial2026 “Estive em contacto com alguns deles e todos os bons jogadores interessam à selecção”, disse o luso-angolano, antigo treinador do Estrela da Amadora, que assinou contrato com a Associação de Futebol de Macau (AFM) em Outubro de 2019.

      Um dos capitães da equipa de Macau é o avançado luso-sul-africano Nicholas Torrão, contando habitualmente com os defesas de origem portuguesa Filipe Duarte e Amâncio Goitia.

      A última partida de Macau antes da pandemia foi em Junho de 2019, quando um golo de Filipe Duarte, formado no Benfica, garantiu a primeira vitória em qualificações para campeonatos do mundo, ao bater o Sri Lanka por 1-0, em casa.

      A equipa acabou por não seguir em frente, uma vez que a AFM decidiu não enviar a selecção para disputar a segunda mão no Sri Lanka, por razões de segurança, após mais de 250 pessoas terem morrido em ataques bombistas em 21 de Abril de 2019.

      De acordo com o portal da FIFA na Internet, as únicas selecções que continuam ainda longe dos relvados são Samoa e Samoa Americana, devido à pandemia, e Tonga, a recuperar de um tsunami, que, em Janeiro de 2022, afectou mais de 80% da população.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau