Edição do dia

Terça-feira, 18 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
29 ° C
29.9 °
28.9 °
94 %
4.1kmh
40 %
Ter
30 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioGrande ChinaEnviado dos Estados Unidos para o clima visita China na próxima semana

      Enviado dos Estados Unidos para o clima visita China na próxima semana

      O enviado especial da Casa Branca para o clima, John Kerry, vai visitar a China, entre os dias 16 e 19 de Julho, confirmou ontem o ministério da Ecologia e Meio Ambiente do país asiático. Em comunicado, o ministério garantiu que “ambas as partes vão trocar pontos de vista sobre a cooperação no combate às alterações climáticas”.

      Embora a nota não dê detalhes sobre a agenda, prevê-se que o emissário norte-americano se reúna com o homólogo chinês, Xie Zhenhua, com quem falou via ‘online’, em janeiro passado.

      Conforme indicou na ocasião o ministério de Ecologia e Meio Ambiente da China, os dois representantes abordaram formas de promover iniciativas multilaterais a nível global, visando enfrentar as alterações climáticas, e concordaram em realizar novas rondas de negociações posteriormente.

      A visita de Kerry ocorre poucos dias depois de a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, ter realizado uma visita a Pequim, durante a qual apelou a mais comunicação com a China, apesar de reconhecer que há “desentendimentos significativos” entre as duas maiores economias do mundo.

      As autoridades chinesas exigiram que Washington tome “medidas concretas” para responder às suas “preocupações” sobre sanções impostas a empresas do país asiático.

      Antes de Yellen, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, visitou também a China, numa nova tentativa de reduzir a tensão entre as duas potências e evitar que a competição resulte em conflito.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau