Edição do dia

Terça-feira, 18 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
30.6 ° C
33.2 °
29.9 °
89 %
4.6kmh
40 %
Ter
31 °
Qua
31 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeIAM quer instalar plataforma de pesca na margem Sul da península

      IAM quer instalar plataforma de pesca na margem Sul da península

      O Instituto para os Assuntos Municipais (IAM) está a estudar a instalação de uma plataforma de pesca no corredor verde da margem Sul da península de Macau. O objectivo é “oferecer aos cidadãos um ambiente seguro para a pesca”, indicaram as autoridades em resposta a uma interpelação escrita do deputado Ron Lam.

       

      O deputado Ron Lam, numa interpelação escrita, tinha sugerido ao Governo que criasse mais zonas de pesca e que reabrisse zonas de campismo em Macau, “para proporcionar aos cidadãos actividades de lazer diversificadas”. Em resposta, o Instituto para os Assuntos Municipais (IAM) adiantou que está a ser pensada a instalação de uma plataforma de pesca no corredor verde da margem Sul da península de Macau, que vai da Estátua de Kun Iam à Barra.

      “O IAM está a estudar, através da 2.ª fase da obra de construção do corredor verde da margem Sul da península de Macau, a instalação uma plataforma de pesca em local adequado na margem. Espera-se oferecer aos cidadãos um ambiente seguro para a pesca”, lê-se na resposta do IAM.

      Na interpelação escrita, Ron Lam sugeria a criação de plataformas de pesca também na zona do lago Nam Van e Sai Van, afirmando: “A qualidade da água da zona de Nam Van não é pior do que a da actual zona de pesca da Taipa, logo, não é por essa razão que os Lagos Nam Van e Sai Van não são apropriados para a pesca. Assim, na minha opinião, os Lagos Nam Van e Sai Van têm todas as condições para se criarem zonas de pesca em locais específicos”.

      O organismo liderado por José Tavares explicou que muitos cidadãos passeiam ao longo dos Lagos Sai Van e Nam Van e o Centro Náutico da Praia Grande. Todos os anos, vários serviços organizam actividades culturais, artísticas, recreativas e desportivas de grande escala nos Lagos Nam Van e Sai Van, por exemplo, a passagem do Ano Novo Chinês, desfile de carros alegóricos, iluminar Macau, regatas de barcos-dragão, etc, lembra o IAM, ressalvando que, tendo em conta que no fundo dos lagos está instalada rede de canalização, dados os vários factores acima referidos, “não se reúnem neste momento condições para instalar uma zona da pesca nos mesmos”.

      Sobre os parques de campismo, o IAM assinalou que o Campo de Aventuras Juvenis da Praia de Hac-Sá encontra-se em fase de concepção, prevendo-se que seja instalada uma zona de campismo nesse local. As obras neste local só deverão ficar concluídas no próximo ano. “O IAM está a proceder ao trabalho de concepção concreto e pormenorizado nos aspectos de ‘layout’ geral, ligação entre zonas funcionais, instalações e equipamentos de diversão, entre outros”. O instituto também coloca de lado a hipótese de instalar uma zona de campismo provisória neste local em Hac Sá, uma vez que isso poderia causar impacto ao ambiente circundante naquela zona.

      Na interpelação, Ron Lam dava conta de que a zona de campismo e diversões da Barragem de Ká Hó está encerrada desde 2019, devido às obras de ampliação, e o Parque de campismo da colónia balnear de Hac Sá está encerrado desde Janeiro de 2020, devido à epidemia.