Edição do dia

Terça-feira, 18 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
30.6 ° C
33.2 °
29.9 °
89 %
4.6kmh
40 %
Ter
31 °
Qua
31 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeRegulamentos para facilitar ida de profissionais de saúde para Hengqin entram em...

      Regulamentos para facilitar ida de profissionais de saúde para Hengqin entram em vigor em Agosto

      O regulamento sobre a gestão dos profissionais de saúde e o regulamento sobre a gestão dos técnicos farmacêuticos, que vãopermitir que os profissionais de saúde prestem serviços na Zona de Cooperação Aprofundada, vão entrar em vigor a 1 de Agosto. Alvis Lo, director dos Serviços de Saúde, salientou, na reunião plenária do Conselho para os Assuntos Médicos, que os diplomas “podem criar condições mais convenientes e mais oportunidades para os profissionais de saúde”.

      Na 11.ª Reunião Plenária do Conselho para os Assuntos Médicos, Alvis Lo, director dos Serviços de Saúde, sublinhou que o regulamento sobre a gestão dos profissionais de saúde e o regulamento sobre a gestão dos técnicos farmacêuticos “podem criar condições mais convenientes e mais oportunidades para os profissionais de saúde das 15 categorias de Macau que exercem a sua actividade profissional na Zona de Cooperação Aprofundada, de modo a elevar constantemente a qualidade e o nível dos serviços médicos das duas partes”, lê-se num comunicado dos Serviços de Saúde.

      Os dois diplomas foram aprovados no dia 26 de Maio do corrente ano, na 14.ª Sessão do Comité Permanente da Décima Legislatura da Assembleia Popular Nacional Municipal de Zhuhai, e irão entrar em vigor no dia 1 de Agosto.

      Alvis Lo salientou que sobre o Projecto Geral de Construção da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin, os Serviços de Saúde têm vindo a manter estreita cooperação com a Direcção dos Serviços de Assuntos de Subsistência da Zona de Cooperação Aprofundada.

      Estes são os primeiros regulamentos específicos promulgados, seguidos do primeiro diploma abrangente da Zona de Cooperação Aprofundada, as “Normas para a promoção do desenvolvimento da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin”. Os Serviços de Saúde consideram que os primeiros resultados das medidas têm sido “notáveis”.

      Segundo a nota das autoridades de Saúde, os participantes na Reunião Plenária do Conselho para os Assuntos Médicos “saudaram o lançamento dos dois regulamentos” e disseram acreditar que “ajudará os profissionais de saúde e os técnicos farmacêuticos de Macau a trabalhar no desenvolvimento da Zona de Cooperação Aprofundada, que não só irá expandir ainda mais o seu espaço de exercício de actividades, mas também ajudará na integração do desenvolvimento da indústria médica entre Henqin e Macau”.

      Por outro lado, diz o comunicado dos Serviços de Saúde, os representantes do sector fizeram “comunicações e interacções calorosas” com os funcionários da Zona de Cooperação Aprofundada sobre requisitos e procedimentos de apreciação e aprovação para abertura de policlínicas e farmácias na Zona de Cooperação Aprofundada pelos profissionais de saúde das 15 categorias de Macau, aquisição do seguro de responsabilidade médica, bem como a aquisição e prescrição de medicamentos de Macau. Também foram apresentadas opiniões e sugestões construtivas sobre as necessidades de serviços médicos e estratégias de desenvolvimento na Zona de Cooperação Aprofundada.