Edição do dia

Terça-feira, 25 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nublado
33.2 ° C
33.2 °
33.2 °
78 %
5.2kmh
99 %
Ter
33 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioÁsiaVietname proíbe filme "Barbie" devido a mapa que mostra reivindicações chinesas

      Vietname proíbe filme “Barbie” devido a mapa que mostra reivindicações chinesas

      O Vietname proibiu a distribuição do filme “Barbie” por incluir uma imagem de um mapa com as reivindicações chinesas em águas disputadas no mar do Sul da China, noticiou ontem a imprensa local.

      O jornal Vietnam Express e outros meios de comunicação social vietnamitas afirmaram que os cartazes publicitários de “Barbie” foram retirados das páginas electrónicas dos distribuidores de filmes, depois de a decisão de segunda-feira.

      Com Margot Robbie no papel de Barbie e Ryan Gosling, como Ken, o filme cómico de Greta Gerwig devia estrear a 21 de Julho nos cinemas vietnamitas.

      O director-geral do Departamento de Cinema do Vietname, Vi Kien Thanh, afirmou que a decisão foi tomada pelo Conselho de Avaliação do Cinema vietnamita.

      O mapa do filme mostra a “linha dos nove traços” da China, relativa às reivindicações de soberania de Pequim sobre a maior parte do mar do Sul da China, rejeitadas pelo Vietname, pela Malásia e pelas Filipinas.

      Em 2016, um tribunal internacional decidiu que a “linha de nove traços” não tem base legal e que as Filipinas tinham direito a uma zona económica exclusiva em parte da área reivindicada por Pequim. A China rejeitou a decisão.

      A China afirma que a maioria do mar do Sul da China se encontra dentro da “linha dos nove traços”, utilizada para demarcar o que considera ser a fronteira marítima. Esta afirmação tem levado a tensos impasses entre a China e países-membros da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, Indonésia, Vietname, Malásia, Brunei e Filipinas), com os barcos de pesca e navios militares chineses a tornarem-se mais agressivos nas águas disputadas.

      Em 2019, o Vietname ordenou o cancelamento da exibição de “Abominável” depois de os espetadores se terem queixado de uma cena que mostrava a “linha dos nove traços”.

      Os políticos das Filipinas apelaram para um boicote a todos os lançamentos da produtora norte-americana DreamWorks em protesto contra a cena, e a Malásia ordenou que a cena fosse cortada do filme.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau