Edição do dia

Terça-feira, 25 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens quebradas
30.4 ° C
30.4 °
30.4 °
78 %
6.5kmh
83 %
Ter
30 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioPolíticaTurismo médico: Tailândia é exemplo para Macau

      Turismo médico: Tailândia é exemplo para Macau

      Elsie Ao Ieong, secretária para os Assuntos Sociais e Cultura, esteve recentemente na Tailândia com uma comitiva de Macau para estudar o desenvolvimento do turismo médico daquele país. O Governo diz mesmo que a experiência da Tailândia neste âmbito será uma “referência valiosa” para o novo hospital das Ilhas.

      Elsie Ao Ieong, secretária para os Assuntos Sociais e Cultura, liderou uma comitiva de Macau que se deslocou a Banguecoque, capital tailandesa, entre os dias 25 e 28 de Junho. A visita da delegação do Governo de Macau teve como objectivo “iniciar uma investigação e estudo sobre o turismo médico”.

      Segundo um comunicado divulgado ontem pelo gabinete da secretária, durante a visita, os responsáveis do Governo tiveram um encontro com o Embaixador da República Popular da China na Tailândia, Han Zhiqiang, e reuniram-se com os agentes do Ministério da Saúde da Tailândia.

      Além disso, a delegação visitou o Siriraj Piyamaharajkarun Hospital; o Bumrungrad International Hospital, pioneiro do turismo médico da Tailândia e a primeira instituição médica privada autenticada pela Joint Commission International (JCI) na Ásia; bem como o Bangkok International Hospital, que é o maior grupo de saúde privado na Tailândia.

      O comunicado do Governo de Macau assinala que, “presentemente, a Tailândia é reconhecida como um dos maiores destinos de turismo médico a nível mundial, com 86 hospitais privados ou centros de saúde que recebem turistas internacionais, dos quais, 61 obtiveram a autenticação da JCI. Além disso, o Ministério da Saúde e o Ministério do Turismo da Tailândia criaram, em conjunto, uma comissão especializada para liderar a indústria do turismo médico, que presta serviços relacionados com a vida de aposentação e os cuidados de saúde para idosos, a investigação académica e a pesquisa e desenvolvimento de produtos.

      O Governo tailandês, por sua vez, emite vistos de tratamento médico, com validade de um ano, para turistas estrangeiros, podendo emitir, também, visto de vida de aposentação, com validade até dezanos, para as pessoas de países determinados. Assim, prevê-se que as receitas geradas pelo turismo médico internacional na Tailândia em 2023 sejam superiores às receitas registadas antes da pandemia de Covid-19 em 2019“, refere o comunicado.

      Esta visita pode servir como uma referência valiosa para o modelo de desenvolvimento do Complexo de Cuidados de Saúde das Ilhas – Centro Médico de Macau do Peking Union Medical College Hospital“, lê-se no comunicado do Governo de Macau, que destaca a boa qualidade dos serviços de turismo médico, o atendimento em diferentes línguas, aprotecção de dados de saúde pessoais, os seguros e vistos, a formação de quadros qualificados, bem como a educação, permitindo assim que se reúnam mais ideias para o desenvolvimento diversificado da big-health industry‘”. Neste sentido, a delegação foi verificar, ainda, a situação e a qualidade de alguns exames médicos, a fim de tomar estas referências para o desenvolvimento futuro dos serviços idênticos.