Edição do dia

Quarta-feira, 19 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva fraca
30.9 ° C
32.9 °
30.9 °
84 %
5.1kmh
40 %
Qua
31 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °
Dom
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadePatrícia Ribeiro eleita nova directora do IPOR  

      Patrícia Ribeiro eleita nova directora do IPOR  

      Figura há muito reconhecida como a cara do Instituto Português do Oriente (IPOR), Patrícia Ribeiro foi escolhida para ser a nova directora da instituição. O anúncio foi feito na página das redes sociais do IPOR por Alexandre Leitão na semana passada, publicação em que o cônsul-geral aproveitou para recordar que com esta nomeação fica concluída a ronda de renovação dos representantes de Portugal em Macau nestes primeiros seis meses de 2023. Patrícia Ribeiro iniciará funções após posse oficial no dia 10 de Julho.

       

      A actual vogal da direcção do IPOR, Patrícia Ribeiro, foi eleita como nova directora da instituição de ensino e promoção de língua portuguesa. Esta irá substituir o director Joaquim Coelho Ramos, quando tomar oficialmente posse no dia 10 de Julho. Na plataforma de redes sociais do IPOR, o cônsul-geral, Alexandre Leitão, revelou que na sexta-feira em Lisboa, após reunião da Assembleia Geral, foi tomada a decisão de nomear Patrícia Ribeiro como a próxima directora da IPOR.

      “É uma decisão que me deixa feliz, pelo reconhecimento da capacidade de trabalho, dedicação e perseverança da Dra Patrícia Ribeiro e pela boa relação que criámos desde Fevereiro”, declarou o cônsul, adiantando ainda que “com a nomeação da Dra Patrícia Ribeiro, conclui-se, assim, o ciclo de renovação dos representantes de Portugal em Macau que ocorreu neste primeiro semestre, com a minha chegada e a do novo Director da AICEP, Dr. Bernardo Pinho, e a tomada de posse da Dra Márcia Guerreiro como delegada junta do Fórum de Macau”. Desejando “felicidades” à futura directora, Alexandre Leitão expressou a sua motivação para continuar a trabalhar com Patrícia Ribeiro “no sentido de aumentar o conhecimento, o gosto e a valorização da Língua e da Cultura Portuguesas, em Macau e em toda a vasta região da Ásia supervisionada pelo IPOR”.

      Natural da Figueira da Foz, e licenciada em Sociologia, especialização em Exclusão Social, pela Universidade Autónoma de Lisboa, Patrícia Ribeiro está ligada ao IPOR desde 2005, altura em que foi chefe de secção de assuntos gerais, pessoal e património, sendo promovida para coordenadora em 2007, e passando também a apoiar a coordenação do gabinete de acção social em 2009. Com uma restruturação orgânica em 2012, passou a ser responsável pela coordenação do gabinete de gestão (secretariado, recursos humanos, património e gestão financeira).

      Patrícia Ribeiro é vogal da direcção do IPOR desde 2012, assumindo a partir de então a programação do Plano Anual de Actividades Culturais do IPOR, sendo responsável pela coordenação de vários programas e projectos do IPOR no domínio da promoção da língua portuguesa na região do Sudeste Asiático e, em particular, na área da programação e gestão de projectos culturais que abrangem várias áreas de expressão artística com forte ênfase nas Artes Performativas.

      A Mostra de Teatro dos Países e Regiões de Língua Portuguesa “TEATRAU” (único festival de teatro de língua portuguesa na Ásia), o Festival Literário e Cultural “Letras e Companhia” para pais e filhos, a Extensão de Macau do Festival Internacional de Cinema Doclisboa, o programa “Ler, Escrever e Contar” das escolas itinerantes de contadores de histórias, são alguns dos projectos relevantes sob a sua responsabilidade.

       

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau