Edição do dia

Quarta-feira, 19 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
29 ° C
29.9 °
28.9 °
94 %
3.6kmh
20 %
Ter
29 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioGrande ChinaChina espera alcançar objectivo de crescimento para 2023

      China espera alcançar objectivo de crescimento para 2023

      A China encontra-se no bom caminho para alcançar o objetivo de crescimento traçado para este ano, afirmou ontem o primeiro-ministro do país, Li Qiang.

      O produto interno bruto (PIB) chinês cresceu 3% no ano passado, uma das taxas mais lentas das últimas quatro décadas e valor muito aquém do objectivo oficial de 5,5%. Para 2023, o governo fixou o objectivo para o crescimento do PIB em “cerca de 5%”. “Este ano, temos esperança de conseguir atingir [este] objectivo de crescimento”, afirmou o primeiro-ministro chinês, responsável pela economia da nação asiática.

      Li Qiang, a segunda figura mais importante do país, falava na abertura do Fórum Económico Mundial, em Tianjin, no norte chinês.

      As declarações surgem numa altura em que a segunda maior economia do mundo enfrenta várias dificuldades. A recuperação após a pandemia, na sequência do levantamento das restrições sanitárias no final de 2022, perdeu fôlego nos últimos meses.

      A economia está a ser penalizada pelo sobre-endividamento do sector imobiliário – pilar tradicional do crescimento – pelo fraco consumo devido à incerteza do mercado de trabalho e pelo abrandamento da economia mundial, que está a afectar a procura de produtos chineses.

      Para estimular a actividade, o banco central estabeleceu a redução de taxas de juros nas últimas semanas, numa altura em que muitos economistas defendem um plano de estímulo. Para já, as autoridades parecem estar a excluir esta opção a favor de medidas específicas.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau