Edição do dia

Sábado, 22 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
30.9 ° C
31.9 °
30.9 °
79 %
4.1kmh
40 %
Sáb
31 °
Dom
30 °
Seg
30 °
Ter
30 °
Qua
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioGrande ChinaOnda de calor em Pequim leva a recorde de temperaturas durante vários...

      Onda de calor em Pequim leva a recorde de temperaturas durante vários dias

       

      Pequim e algumas regiões do norte da China estão a registar temperaturas recorde, acima dos 40 graus Celsius, tendo já levado as autoridades a apelar à população para que reduza o tempo ao ar livre.

      Pelo terceiro dia consecutivo, o observatório de Nanjiao, no sul de Pequim, voltou na sexta-feira a registar temperaturas acima dos 40 graus Celsius (104 graus Fahrenheit), segundo a Administração Meteorológica da China citada pela agência de notícias Associated Press (AP).

      A situação repetiu-se também na província vizinha de Hebei e na cidade portuária de Tianjin, onde as temperaturas também subiram acima dos 40º C nos últimos dias, levando as autoridades a emitir alertas “vermelhos” para condições climatéricas extremas.

      A AP recorda que Pequim registou na passada quinta-feira 41,1 C (106 F), valor que já foi considerado o segundo mais quente de sempre, só ultrapassado pelo calor de 24 de julho de 1999, quando os termómetros da capital chinesa chegaram ao máximo histórico de 41,9 C (107 F).

      Os meteorologistas chineses afirmam que a atual vaga de calor foi causada por massas de ar quente associadas a cristas de alta pressão na atmosfera, agravadas por nuvens pouco densas e por longas horas de luz do dia na altura do solstício de Verão.

      O tempo quente coincidiu com um feriado público de três dias, o Festival do Barco-Dragão, dedicado a comer bolinhos de arroz e a corridas de barcos impulsionados por equipas de remadores, afirma a AP.

      As autoridades de Pequim apelaram aos residentes para que evitem fazer exercício ao ar livre durante longos períodos e para que tomem medidas para se protegerem do sol. As previsões apontam para que esta segunda-feira haja uma descida das temperaturas na capital para cerca de 34ºC, mas o calor intenso deverá regressar novamente no final da próxima semana.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau