Edição do dia

Sábado, 22 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
30.1 ° C
31 °
29.9 °
89 %
3.1kmh
20 %
Sáb
31 °
Dom
30 °
Seg
29 °
Ter
30 °
Qua
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeOferta variada em campos de férias para os mais pequenos em Macau...

      Oferta variada em campos de férias para os mais pequenos em Macau  

       

      Futebol, culinária, línguas, “STEAM”, yoga e artes manuais são algumas das propostas para entreter as crianças e adolescentes este Verão em Macau. Com a chegada do fim do ano lectivo, e o início do período de férias em Julho, associações e centros educativos multiplicam as actividades para entreter e divertir os mais pequenos.

       

      Como já é costume, este Verão a Casa de Portugal em Macau (CPM) volta a providenciar um programa de campo de férias entre os dias 24 de Julho e 11 de Agosto. O local escolhido para acolher as crianças é, à semelhança do ano passado, a escola Zheng Guanying, na Areia Preta. Crianças entre os 6 e 10 anos podem participar em diversas modalidades físicas e artísticas, entre elas aulas de pintura de azulejos, “messy play”, ateliers de “mini-cineastas”, jogos e “dinâmicas”, cerâmica, construção de marionetas, ilustração de livro, Yoga e meditação.

      Diana Soeiro, representante da CPM, confirmou ao PONTO FINAL que o programa completo e inscrições estarão disponíveis na página da organização em breve.

      O Benfica de Macau está a organizar campos de férias de cinco dias para crianças entre os 6 e os 16 anos. Na página do clube pode-se ler que o programa destes cinco dias não será apenas ocupado com treino de futebol. Os jovens participantes vão poder usufruir de actividades como “culinária, caminhadas, bicicleta, e visitas a sítios históricos”. “A ideia é os pais deixarem as crianças connosco por volta das 9 da manhã, e depois fazermos actividades diferentes com eles”, explicou Leonel Fernandes, representante do Benfica de Macau. A título de exemplo, refere, para além dos treinos de futebol nas instalações do clube, que se situam no campo de golf da zona do Cotai, haverá um leque de actividades “na natureza, como andar de bicicleta, ir visitar o parque dos pandas”, ou ir a uma zona agrícola nas imediações. Às 17h30 é hora de voltarem para casa.

      “As crianças estão sempre a ir de casa para a escola, de escola para casa, e nunca olham o horizonte”, desabafa, “e nós queremos abrir o campo de visão das crianças, algo que aqui nesta zona das nossas instalações conseguimos fazer facilmente”, esclarece. O treinador de futebol explica ainda que vai haver almoço e lanche “que as crianças também vão ajudar a preparar”, algo que na sua óptica é “mesmo como um típico campo de férias”. A acompanhar as crianças estão os treinadores habituais do Benfica de Macau. As inscrições para estes campos de férias terminam no dia 23 de Junho, com várias rondas dos cinco dias a decorrer durante os meses de Julho e Agosto. O campo de férias acolhe rapazes e raparigas.

      Numa proposta semelhante, mas com a possibilidade de dormida, o grupo Futebol da América do Sul propõe um campo de férias no campo de futebol do hotel Roosevelt, em que jovens entre os 7 e 14 anos de idade podem passar 4 dias e três noites a participar em actividades como futebol de praia, desportos aquáticos, treino de futebol, e outras actividades de trabalho em equipa. A associação organizou duas sessões: a para crianças entre os 7 e 9 anos decorrerá entre 30 de Julho e 2 de Agosto, e a para jovens entre os 10 e 14, de 13 a 16 de Agosto.

      A recém-criada Associação de Actividades de Pais e Filhos de Macau, com instalações na zona do NAPE, propõe um “Desafio de Chef Júnior”, em que crianças entre os 3 e 10 anos podem aprender a cozinhar. Estas sessões de duas horas são da parte da manhã ou tarde, e com faixas etárias distintas, e vão decorrer de 3 de Julho a 25 de Agosto. Na página da associação pode-se ler que os pequenos cozinheiros vão aprender a confeccionar pratos portugueses, macaenses, italianos, xangaienses e cantoneses, e que ao fim dos cinco dias haverá uma competição para decidir quem é o melhor chef.

      O centro de actividades para crianças My Gallery na Taipa organiza este Verão um “Campo de Férias Linguístico”, em que crianças vão poder brincar enquanto praticam inglês ou mandarim. Com grupos entre os 2 e 8 anos, e a decorrer entre 3 de Julho e 28 de Julho, estas sessões de três horas incluem jogos, histórias, canções, partilhas em círculo, e lanche.

      Também localizado na Taipa, o centro educativo Brain Box vai ter um campo de férias “STEAM” em Mandarim, onde os mais pequenos podem “obter mais conhecimentos sobre ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática através de uma forma lúdica de ensino e jogos interactivos em Mandarim”. Este “STEAM Camp” decorre de 3 de Julho a 25 de Agosto.

      Ainda no leque de ofertas de aprendizagem de línguas, a Alliance Francaise de Macau (AFM) também terá um curso de Verão para quem queira aprender francês, com várias modalidades a decorrer entre 3 de Julho e 25 de Agosto. Mais informações estão disponíveis da página da AFM.

      A Associação Yoga Loft Macau este ano acolhe um campo de férias no seu espaço, oferecendo aulas de Yoga, Zumba, Artes Marciais, Pilates e Mantras para crianças de 3 a 28 de Julho. As sessões de duas horas destinam-se a crianças entre os 7 e 11 anos de idade.

      Ainda no campo da expressão corporal, o Macau Glee Club organiza regulamente actividades de Verão com ofertas de aulas de dança, teatro e canto, mas ainda não lançou detalhes do programa na sua página. Por seu turno, o Gymnastics Club já revelou este ano que não vai oferecer aulas de ginástica de Verão, reabrindo apenas em Setembro.

      Recorde-se que a Direcção dos Serviços de Educação e Desenvolvimento da Juventude, em parceria com o Instituto do Desporto, providenciou um extenso programa de actividades de Verão para crianças e jovens dos 4 aos 25 anos de idade, programa que arranca em Julho. As inscrições para estas actividades já terminaram.

       

      Actividades de férias da DSEDJ praticamente cheias

       

      Terminaram esta semana as inscrições para as actividades de férias para crianças e adolescentes organizadas pela Direcção dos Serviços de Educação e de Desenvolvimento da Juventude (DSEDJ) e pelo Instituto do Desporto. Com 86% das vagas preenchidas, o número de inscritos totalizou em 36.424. No entanto, por não terem atingido o número mínimo de inscrições, algumas actividades tiveram de ser canceladas. Quanto aos reembolsos das taxas de inscrição destas actividades, a DSEDJ esclareceu em comunicado que os inscritos serão notificados por SMS da entidade organizadora da actividade, ou dos serviços educacionais. No mesmo documento, a DSEDJ veio ainda relembrar aos inscritos e seus encarregados de educação que é necessário apresentar o recibo físico ou electrónico aquando da chegada à actividade, e que devem igualmente verificar a exactidão da data, hora, local e dados informativos mencionados no recibo. A organização lançou ainda o apelo a que os jovens respeitem as directrizes dos monitores e obedeçam aos regulamentos das actividades.