Edição do dia

Terça-feira, 18 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
29 ° C
29.9 °
28.9 °
94 %
4.1kmh
40 %
Ter
30 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCulturaProfissionais do teatro visitam nova “casa” no CCM

      Profissionais do teatro visitam nova “casa” no CCM

      Dirigentes do sector da cultura e profissionais das artes cénicas foram este fim de semana conhecer o novo Teatro-Estúdio do CCM: três pisos com equipamentos por estrear, duas salas de teatro com configuração cenográfica polivalente e outras instalações complementares, e a promessa que o teatro local se vai desdobrar em novas criações experimentais.

       

      No sábado passado, cerca de 50 profissionais representantes de vários grupos de expressão dramática da RAEM foram conhecer as instalações novas do Teatro-Estúdio do Centro Cultural de Macau (CCM). Este espaço, que está prestes a ser oficialmente inaugurado em Julho, vai passar a acolher todas as actuações e grupos que anteriormente arrendavam o teatro Caixa Preta no Edifício do Antigo Tribunal, na Avenida da Praia Grande.

      As companhias terão agora um espaço inteiramente por estrear, com duas salas de actuação com capacidade para 140 e 160 espectadores, assim como salas de ensaios, vestiários e outras instalações auxiliares. O espaço de 3.110 metros quadrados reparte-se por três pisos e tem ligação com o edifício do CCM.

      No local, para além dos representantes dos grupos de teatro, estiveram presentes a presidente e o vice-presidente do Instituto Cultural (IC), Leong Wai Man e Cheang Kai Meng, e a directora-substituta do Centro Cultural de Macau (CCM), Lei Lo Heng. Durante a visita, em que ficaram a conhecer os respectivos equipamentos em pormenor, dirigentes e profissionais do sector trocaram opiniões sobre a forma como o espaço pode ser configurado e utilizado, tendo a presidente do IC salientado que as instalações, para além de “abrangentes e profissionais”, podem ser ajustadas conforme as necessidades cenográficas, em que os auditórios podem ser adaptados de forma horizontal, bidireccional, tridireccional ou quadridireccional. Esta polivalência das duas salas de teatro proporciona um aumento “do leque de possibilidades a nível da produção de teatro experimental”, e fazem deste um “espaço ideal para a realização de peças de pequena escala e peças experimentais”, acredita.

      A dirigente acrescentou ainda que este Teatro-Estúdio vai estimular “a criação e a inovação na área do teatro em Macau”, e “proporcionar experiências revigorantes ao público local”. Durante a visita, também se discutiram detalhes como meios de divulgação, apoio técnico do local, e possíveis horários das actuações.

      O Teatro-Estúdio do CCM encontra-se agora disponível para ser arrendado, mediante apresentação do respectivo pedido, esclareceu ainda o IC em comunicado.

       

      ABERTAS CANDIDATURAS A SUBSÍDIOS PARA CINEMA LOCAL

       

      O IC continua a investir na produção cinematográfica local. Em colaboração com a Administração do Cinema da Província de Guangdong, a Create Hong Kong, e com o apoio da Wynn Macau, abriram as inscrições para candidaturas de cineastas e produtores locais ao programa “Argumentos em Foco”. O Programa Avançado de Argumentos Cinematográficos, para além de providenciar orientação de realizadores e argumentistas profissionais aos projectos seleccionados, oferece ainda um prémio pecuniário no valor máximo de 90.000 patacas.

      Este ano, o grupo de orientadores dos projectos é constituído pelo realizador Chan Wing Sun e pela realizadora Norris Wong, que irão seleccionar, no máximo, quatro projectos originais. Após a conclusão de um curso com a duração de quatro meses e 40 horas, os candidatos de cada projecto seleccionado deverão apresentar a versão final do argumento. Destes, apenas dois irão representar Macau na avaliação tripartida de projectos de Guangdong, Hong Kong e Macau, podendo vir a receber 10.000 patacas como incentivo. Por fim, dos seis projectos das três regiões serão seleccionados dois vencedores, que irão receber 80.000 patacas cada. As inscrições terminam a 19 de Julho.